Notícias

Opersan é referência em soluções ambientais para tratamento de águas e efluentes

Publicado em 16/07/2018 às 09:56:03

Empresa reúne expertise única para elaboração de projetos, construção e operação de unidades de tratamento

opersan

Com mais de 30 anos de experiência, o Grupo Opersan é especializado em soluções ambientais para o tratamento de águas e efluentes, oferecendo ao mercado um portfólio de serviços que engloba a elaboração de projetos, construção, operação e manutenção de unidades dedicadas, bem como a realização de tratamentos de diversos tipos de efluentes em suas próprias estações. Atendendo a mais de 1000 clientes ativos, de diferentes portes, segmentos e localidades, a empresa conta com as certificações ISO 9001 e ISO 14001.

A companhia, que está presente em dez estados brasileiros: São Paulo, Amazonas, Ceará, Sergipe, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Bahia, conta com laboratórios próprios em todas as suas unidades, inclusive, o localizado em Jundiaí/SP, é acreditado com o ISO/IEC 17025, do Inmetro.

Soluções customizadas

O Grupo aposta em soluções customizadas, ambientalmente sustentáveis e economicamente vantajosas para atender às necessidades do mercado corporativo. Entre os princípios da empresa está a realização dos negócios de maneira transparente e profissional, acreditando na condução ética das suas atividades.

“O Grupo Opersan é referência no tratamento dos diversos tipos de águas e efluentes. Temos a proposta de assumir a responsabilidade pela gestão ambiental dos processos de tratamento, em duas modalidades de negócios: OnSite e OffSite, sempre respeitando as normas ambientais, estaduais e federais vigentes, além das mais diversas e exigentes especificações dos clientes”, explica o Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Opersan, Diogo Taranto.

Modalidade OnSite

A modalidade OnSite é indicada quando há a necessidade de implantação de um sistema dedicado dentro do respectivo empreendimento. Este sistema poderá fornecer água e/ou tratar efluentes mediante a prestação de serviços de operação e manutenção pela Opersan, inclusive realizando e propondo melhorias na estrutura com capital próprio, fazendo com que o cliente possa focar diretamente em suas atividades. Estes sistemas de tratamento são construídos após a avaliação de cada demanda.

“A Opersan possibilita que seus clientes permaneçam focados em seu core business, tanto na questão direta de operação e manutenção dos sistemas quanto nos critérios de infraestrutura, onde a empresa realiza com capital próprio todas instalações e/ou melhorias necessárias para atingir a melhor performance operacional, equilíbrio entre a relação de custo de capital (CapEx) e o custo operacional (OpEx) ou, até mesmo, se capitalizem com a venda das estações existentes, podendo direcionar esses recursos para as atividades principais da empresa”, explica Taranto.

Já nas soluções OffSite, a empresa geradora (cliente) não precisa investir em uma estrutura própria. Os efluentes são coletados e transportados por meio de caminhões ou tubulações, para serem processados nos CTO´s (Centrais de Tratamento Offsite) da Opersan, que são operados por equipes altamente capacitadas. As estações OffSite do Grupo contam com processos avançados, como tratamento físico-químico, biológico com membranas (MBR) e termocompressão a vácuo, com uma gama de técnicas apropriadas para tratar os mais variados tipos de efluentes.

Análise laboratorial

Todos os efluentes recebidos são avaliados por especialistas, mediante coleta e análise laboratorial, para que possam ser estocados e sigam os processos de tratamento até o descarte final conforme legislação ambiental aplicável a cada localidade. Vale ressaltar, que parte do efluente tratado é reutilizado em processos internos das unidades como, por exemplo, lavagem de reatores, preparação de soluções químicas e limpeza de pisos e tubulações.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *