Notícias

Praias de Niterói/RJ apresentam bons índices de banho em 57% das amostras este ano

Publicado em 09/07/2018 às 10:16:23

Balneabilidade é a melhor da série histórica, iniciada em 2013

praias-balneabilidade

Banhistas na praia de Charitas, que vem apresentando boa balneabilidade – Fábio Guimarães / Agência O Globo

As praias de São Francisco, Charitas, Jurujuba, Adão, e Eva (que integram o Programa Enseada Limpa) estiveram próprias para banho em 57% do total de amostras recolhidas no primeiro semestre deste ano. Esse é o melhor índice de balneabilidade no comparativo com o primeiro semestre dos últimos seis anos, desde 2013, quando foi lançado o programa. Naquele ano, o índice de balneabilidade era de apenas 19,23%. Os dados são do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea).

No mês passado, as praias do Enseada Limpa também alcançaram o melhor índice de junho dos últimos seis anos, com 74,5% das amostras coletadas positivas. Os destaques do mês ficaram para as praias de Charitas, Adão, e Eva, que tiveram 39 de suas 40 amostras coletadas indicadas como próprias para banho. O contraponto ficou por conta de São Francisco e Jurujuba, que, juntas, somaram apenas 16 coletas positivas dentre as 40 realizadas no mês.

Melhoria nos índices de qualidade das águas

O secretário executivo Axel Grael afirma que a melhoria nos índices de qualidade das águas é consequência de ações como a ampliação da rede coletora de esgoto e das ligações domiciliares, da melhoria na gestão de resíduos sólidos e da contenção de despejo em encostas, além do controle de roedores e de iniciativas de educação ambiental.

“Uma balneabilidade adequada permite que banhistas, praticantes de esportes náuticos, velejadores, remadores e praticantes de canoa havaiana possam aproveitar as praias da região com maior tranquilidade” destaca Grael.

Além do portal do Inea, os niteroienses podem verificar a qualidade das águas das praias da cidade no Sistema de Gestão de Geoinformação (Sigeo) da prefeitura, no portal geo.niteroi.rj.gov.br.

Fonte: O Globo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *