NOTÍCIAS

Concessionárias de Rondônia iniciam dosagem de flúor nos sistemas de tratamento de água

Para promoção da saúde pública e desenvolvimento sustentável, às Estações de Tratamento de Água dos municípios de Ariquemes, Rolim de Moura e Pimenta Bueno, começaram a adicionar flúor na água para abastecimento público.

fluor

A ação, em Rolim de Moura iniciou este mês, nos municípios de Ariquemes e Pimenta Bueno em janeiro, atendendo os parâmetros indicados na Portaria Consolidada nº 05, publicada em 28 de setembro de 2017 pelo Ministério da Saúde, onde o teor ideal de flúor é de 0,7 mg/l (miligramas por litro), podendo variar entre 0,6 e 0,8 mg/l. Este é o método coletivo mais eficiente para o controle e prevenção da cárie dentária.

Com a iniciativa das concessionárias, Rondônia começa a fazer parte do ranking dos estados que realizam implantação e monitoramento da dosagem de flúor nos sistemas de tratamento e abastecimento de água. De acordo com o parecer técnico cientifico do Ministério da Saúde, a fluoretação possibilita uma redução em até 65% de incidentes de cárie, que se realizada de modo continuo e regular, reflete positivamente na propagação da saúde dos munícipes que são atendidos com água tratada.

Benefício

Para a odontóloga, Karla Cruz Coutinho, o benefício será para todos, principalmente na saúde bucal das crianças que estão na fase da primeira e segunda dentição, uma vez que o processo de higienização não é tão repetitivo nesta faixa etária. “A cárie é um dos indicadores da falta de atenção à saúde, são inúmeros os atendimentos de doenças oriundas da má higienização bucal, que tem como base a formação de cárie. Além da escovação, vou incentivar aos meus pacientes a tomaram muita água”.

Segundo, ainda Coutinho, “a médio prazo os benefícios serão visíveis, muitos não imaginam a importância e o privilégio de fazerem uso da água tratada e agora com dosagem certa de flúor”, ressaltou.

“As projeções para a saúde pública de Rondônia são positivas, saneamento básico tende a se estabelecer no Estado, atualmente mais famílias estão tendo acesso a rede de abastecimento com água potável. Nosso compromisso é com a saúde, melhorando a qualidade de vida da população”, afirmou o diretor-presidente da Aegea Saneamento de Rondônia, Themis de Oliveira.

Melhora dos índices

Nos municípios que são administrados pela Aegea Saneamento de Rondônia, empresa responsável pelos sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto o desenvolvimento sustentável já pode ser percebido. Nos últimos anos os investimentos em obras e melhorias proporcionaram um aumento considerável na rede de distribuição de água, hoje as cidades de Ariquemes com 87%, Buritis 33%, Pimenta Bueno 97%, Rolim de Moura 82% da população recebem água tratada com qualidade e regularidade.

Fonte: Nascentes do Xingu.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: