Redes com problemas estão próximas a córregos e rios que cortam a cidade, situação pode afetar o turismo.
A grande quantidade de vazamentos de esgoto em Analândia (SP) tem gerado mau cheiro na cidade. A situação também preocupa pelo risco de contaminação de rios, o que também pode impactar no turismo.
O problema não é novo, em alguns locais da cidade há vazamentos que já completaram três meses. Mas a situação piorou com a chuva forte que atingiu a cidade em 16 de março e estourou várias tubulações.
O mau cheiro é só um dos problemas. Há ainda o risco de contaminação do meio ambiente se o esgoto atingir a bacia hidrográfica e o prejuízo ao turismo, uma das principais atividades econômicas do município.
“Por enquanto não tem cheiro, mas, a partir do momento que começar a cair a contaminação no rio, a possibilidade do turismo de Analândia ser prejudicado é muito grande”, afirma o comerciante Vitor Ferreira da Silva, que tem um restaurante ao lado de uma cachoeira que fica no rio Corumbataí.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Administração, José Ângelo Mattos, a situação está demorando a ser resolvida porque a equipe de manutenção de água e esgoto é pequena e está sendo utilizada na construção de núcleo habitacional que deverá ser inaugurado em breve.
Ele afirmou que deverá demorar ainda mais 15 dias para os reparos na rede de esgoto serem feitos.
Tratamento de esgoto
Não é só a rede de esgoto que precisa de manutenção. A estação de tratamento está em situação de abandono. Falta funcionário para retirar a sujeira que fica na superfície das lagoas e a água tratada não está recebendo cloro antes de ser devolvida ao leito do rio.
O vice-prefeito diz ter conhecimento de que a porcentagem de eficiência do tratamento não é a ideal.
“Nas últimas análises chegou à situação de 90 (%) e depois caiu um pouco para um nível menor”, afirmou Mattos, que disse ainda que a prefeitura estuda terceirizar o tratamento do esgoto.