NOTÍCIAS

No Dia Mundial da Meteorologia, ONU pede ação para combater “piores impactos”

clima-ecod.jpg
Concentração dos gases que causam o efeito estufa continua aumentando, assim como as temperaturas dos oceanos e da superfície terrestre
Foto: OMM/Marko Korosec

O Dia Mundial da Meteorologia é celebrado no dia 23 de março. Para marcar a data, a ONU pediu uma ação global para combater a mudança climática. O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, destacou que a sociedade, como um todo, deve enfrentar o futuro agora.

Para ele, essa é a única forma de se evitar os piores impactos causados pela mudança do clima e criar as bases de um mundo pacífico, próspero e de oportunidades para todos.

Ban afirmou que a concentração dos gases que causam o efeito estufa continua aumentando, assim como as temperaturas dos oceanos e da superfície terrestre.

Mesmo antes do acordo entrar em vigor, o que vai depender ainda da ratificação pelos Congressos e Parlamentos das nações, cada país, cada empresa e cada cidadão têm um importante papel a cumprir no combate à mudança climática

O chefe da ONU explicou que a mudança climática está acelerando num ritmo alarmante. Da mesma forma, Ban disse que “a janela de oportunidade” para impedir que a temperatura global suba menos de 2ºCelsius é pequena e está diminuindo.

Segundo o secretário-geral, os efeitos do aquecimento do planeta vão ser sentidos por todos com o aumento do nível dos oceanos e com climas extremos se tornando uma nova realidade.

Risco
Ban disse que chuvas torrenciais e enchentes vão colocar em risco mais vidas e propriedades. Secas cada vez mais rigorosas comprometerão a segurança alimentar, aumentarão a mortalidade e desestabilizarão economias locais e globais.

Além disso, ele declarou que a mudança das condições ambientais vai aumentar a propagação de várias doenças.

Agir agora
Ban afirmou que o tema do Dia Mundial da Meteorologia deste ano é: “Mais Quente, Mais Seco e Molhado: Enfrente o Futuro”. Ele disse que o mundo deve agir agora para criar uma economia global de baixa emissão de gases e fortalecer a resiliência para as mudanças inevitáveis que estão por vir, especialmente nos países menos desenvolvidos.

O chefe da ONU declarou que com a adoção do Acordo de Paris sobre a mudança climática, a comunidade internacional se comprometeu a agir. Ban disse que convidou os líderes mundiais para a assinatura do documento, em Nova York, marcada para 22 de abril.

Ele afirmou que mesmo antes do acordo entrar em vigor, o que vai depender ainda da ratificação pelos Congressos e Parlamentos das nações, cada país, cada empresa e cada cidadão têm um importante papel a cumprir no combate à mudança climática e na construção de um futuro sustentável para esta e para as próximas gerações.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS