NOTÍCIAS

MMA lança programa Rios + Limpos

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou, em 16 de setembro, o programa Rios +Limpos, que tem como objetivo melhorar a gestão de efluentes e de saneamento básico em todo o País a partir da disponibilização de dados sobre a qualidade das águas e efluentes em uma plataforma digital

rio

Imagem ilustrativa

O sistema vai oferecer maior transparência para os usuários e gerar incentivo a melhorias operacionais, além de aprimorar a orientação de ações de fiscalização pelos órgãos ambientais e agências reguladoras, com instrumentos para verificação das metas de desempenho. O programa Rio + Limpos visa promover ações e despoluição dos rios, incentivar a limpeza e coleta de lixo em rios, lagos, lagoas e praias fluviais, além da implementação de sistemas de tratamento descentralizado de efluentes em áreas não atendidas pelos sistemas tradicionais, bem como a promoção de projetos que visem o reúso de efluentes no País.


LEIA TAMBÉM: O PAPEL DOS RIOS NO TRANSPORTE DE RESÍDUOS PLÁSTICOS PARA O MAR


Considerando que em 18 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Limpeza, o lançamento do Rios +Limpos contou com um mutirão de limpeza do Rio Cuiabá, em Várzea Grande (MT). Grupos compostos pelos 130 voluntários que contribuíram com a ação dividiram-se em cinco barcos, que percorreram oito quilômetros para fazer a limpeza da região. A ação teve como meta evitar a contaminação de rios por disposição inadequada de resíduos sólidos. A ação voluntária seguirá até o próximo sábado (18) e abrangerá também as baías de Chacororé e Siamariana, na região pantaneira.

Fonte: Sambiental.


ÚLTIMAS NOTICIAS: GOVERNO FAZ A ENTREGA DE DOIS SISTEMAS DE DESSALINIZAÇÃO DO PROGRAMA ÁGUA DOCE EM PIRANHAS/AL NESTA QUARTA (22)

ÚLTIMAS NOTICIAS: CONSULTORIA PARA DESENVOLVER ANÁLISES ECONÔMICAS