NOTÍCIAS

Irrigação e dessalinização são pontos-chave para agronegócio no CE

Tecnologias são apontadas como essenciais para que o Estado e o País acompanhem o ritmo de desenvolvimento do mercado mundial, conforme aponta o engenheiro agrônomo Xico Graziano

irrigacao-dessalinizacao

O agronegócio mundial tem utilizado várias tecnologias para aprimorar a produção. No Nordeste brasileiro, o desafio é ainda maior devido aos efeitos da seca, principalmente no Ceará. Para entrar no ritmo internacional, sistemas de irrigação e de dessalinização podem trazer mais competitividade ao Estado, conforme avalia especialista no ramo.

“Uma capital como Fortaleza não usa água dessalinizada. O Brasil não utiliza certos recursos que o resto do mundo já usa há tempos. O uso da água para abastecimento de populações poderia liberar a água do Castanhão para irrigação”, argumenta Xico Graziano, engenheiro agrônomo.

Ele explica que os produtores nordestinos devem investir em variedades que não necessitam tanto volume hídrico. “Quem é campeão em tecnologia, hoje, são as áreas irrigadas. A crise hídrica do Nordeste pode ser uma vantagem, porque tem pouca praga e um controle maior. Além de investir em outras produções, como lácteos, porque o mercado mundial vai abrir para queijos (e derivados) e isso vai beneficiar o Ceará, já que os produtos europeus são mais caros”, acrescenta.

Mercado livre

Na avaliação de Graziano, o País ainda tem uma visão protecionista, no sentido de priorizar as exportações e inibir as importações. “O agronegócio brasileiro critica as políticas comerciais da Europa, mas quando é para entrar algum produto aqui, não quer que entre, como leite ou frutas. Mas com esse acordo com a União Europeia feito recentemente, vai entrar mercadorias aqui, mesmo que a longo prazo. É um desafio de ter um mercado livre e globalizado”.

Combate a pragas

Graziano acrescenta ainda que a liberação de mais registros de agrotóxicos pelo Ministério da Agricultura, neste ano, foi uma medida que irá melhorar nível de qualidade dos alimentos produzidos. “As novas moléculas aprovadas são a renovação tecnológica, que outros países já estão utilizando. É curioso, porque você oferece novas formulações para combater pragas nas plantações. O cuidado com o agrotóxico sempre vai ter”, arremata o especialista.

Debate

O engenheiro agrônomo Xico Graziano irá debater ideias sobre as tendências do agronegócio no Brasil e no mundo, hoje (27), no Alice’s Buffet, em Fortaleza. O intuito é trazer a discussão sobre como o Estado pode participar dos avanços tecnológicos do setor, oferecendo a oportunidade para produtores e empresários terem mais contato com assuntos ligados ao segmento.

Fonte: Diário do Nordeste.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS