NOTÍCIAS

UE anuncia primeira fase de imposto de importação sobre carbono

UE anuncia primeira fase de imposto de importação sobre carbono

Imposto sobre carbono

Etapa inicial da implementação começa em outubro e se concentra na contabilização do CO2 embutido nos produtos comprados pelo bloco

UE anuncia primeira fase de imposto de importação sobre carbono

A União Europeia publicou no dia 17/08, as primeiras regras do seu mecanismo de ajuste de fronteira para o carbono, ou o imposto sobre importação de carbono.

Também conhecido pela sigla em inglês CBAM, a sobretaxa será a primeira no mundo deste tipo e visa evitar que as companhias do bloco transfiram sua produção para regiões do mundo onde as políticas climáticas são mais frouxas.

O CBAM engloba as indústrias de cimento, ferro e aço, alumínio, fertilizantes, eletricidade e hidrogênio e todos os produtos que incluam essas matérias-primas. Esses setores estão sujeitos às regras do mercado regulado de carbono do continente (ETS).

O mecanismo entra em vigor em janeiro de 2026. Mas os Estados-membros devem passar por um período de transição já a partir do próximo mês de outubro.

Imposto sobre carbono

Nessa fase inicial, as empresas terão apenas de declarar o carbono “embutido” em suas importações. O teste servirá como aprendizado para importadores, produtores e autoridades.

“A divulgação era considerada como necessária e urgente, especialmente considerando que os importadores já devem enviar o primeiro relatório até 31 de janeiro de 2024”, diz Antonio Augusto Reis, sócio da prática de direito ambiental e mudanças climáticas do escritório de advocacia Mattos Filho.

Fonte: reset


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: AGU ENTRA EM DISPUTA PARA EXPLORAR PETRÓLEO NO AM, E TÉCNICOS TRABALHAM EM PARECER JURÍDICO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: