NOTÍCIAS

IF Goiano pesquisa a curcumina na contaminação por mercúrio

Desenvolvida com a participação de professor do IF Goiano, uma pesquisa na área de Química está avaliando o uso da curcumina, substância extraída do açafrão, para descobrir a quantidade de mercúrio presente em água. Os resultados do estudo podem ajudar no desenvolvimento de novas tecnologias para descontaminação. O estudo está sendo conduzido por pesquisadores do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), do Instituto Federal de Goiás (IFG) e da Universidade Federal de Goiás (UFG).

No experimento, os pesquisadores realizam um ensaio denominado “reação de complexação” entre a curcumina e o mercúrio. À medida que a reação vai acontecendo, o líquido passa da coloração amarela para incolor. Essa solução é colocada então em um aparelho chamado espectrofotômetro, que analisa a luz absorvida e refletida pela amostra e, a partir disso, consegue determinar a quantidade de curcumina que reagiu com mercúrio. Com esse dado, é possível calcular a quantidade de mercúrio presente em amostras de água.

O professor do campus Alécio Rodrigues Nunes, um dos responsáveis pela pesquisa, explica que a curcumina é um reagente natural, fácil de se obter, o que favorece seu uso. “O açafrão, planta da qual é extraída a curcumina, é comercializado em feiras de todo Brasil e muitas famílias ainda planta o açafrão em seus quintais”. Desse modo, explica ele, “seu uso dispensa a compra de reagente comercializado pelas grandes marcas, o que encarece as análises”.

Os resultados da pesquisa serão apresentados na 39ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), que acontece entre os dias 30 de maio e 2 de junho em Goiânia. O evento terá a participação do professor Kurt Wüthrich, ganhador do Prêmio Nobel de Química em 2002.

Mercúrio

O mercúrio é um metal tóxico utilizado principalmente no garimpo de ouro, mas também tem aplicações, por exemplo, na indústria de cimento, de eletrônicos, de baterias e até de produtos odontológicos. A negligência de empresas e a falta de fiscalização quanto ao descarte e tratamento de resíduos dessas atividades têm levado à contaminação dos recursos naturais.

No Brasil, o problema é particularmente preocupante na Amazônia, porque além da contaminação provocada pelo garimpo, a queimada de grandes áreas de floresta libera mercúrio na atmosfera, que depois se deposita na água e no solo.

O mercúrio pode entrar no corpo humano por via respiratória ou pela ingestão de água e alimentos contaminados, como peixes, que é o grande risco que correm as populações ribeirinhas da Amazônia. A substância pode causar graves lesões nos rins, fígado, aparelho digestivo e sistema nervoso, provocando desde fraqueza e perda de apetite até delírios.

No caso do Rio Doce, depois do crime ambiental da barragem de Fundão, em Mariana (MG), entre as substâncias encontradas na água está o mercúrio. Já existem tecnologias disponíveis para descontaminação, mas segundo o professor Alécio, “é importante oferecer alternativas, principalmente tecnologias mais baratas para remoção de contaminantes tóxicos”, explica. (Karen Terossi – Assessoria de Comunicação Social)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS