NOTÍCIAS

Icapuí/CE participa de pesquisa global de purificação da água com energia sustentável

Engenheiros do Reino Unido em parceria com pesquisadores cearenses buscam alternativa para a produção de água própria para o consumo humano.

agua

Imagem Ilustrativa

Icapuí, no litoral Leste do Ceará, está entre as cidades participantes da pesquisa internacional para a purificação de água a partir da energia gerada por microrganismos do solo, feita por equipe de engenheiros da Universidade de Bath, no Reino Unido, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC).

Os cientistas conseguiram capacidade de gerar três litros de água por dia, mas buscam desenvolver o sistema para atender famílias completas.

Em 2019, os pesquisadores instalaram um sistema de purificação de água na Escola de Ensino Fundamental (EEF) Professora Mizinha, em Icapuí. A equipe conseguiu demonstrar que as chamadas células de combustível microbiológico do solo (CCMS) podem gerar, com menor custo, a energia necessária para a purificação de três litros de água diariamente. Os resultados começam a ser divulgados em pesquisas internacionais.


LEIA TAMBÉM: Robustez e redução de uso de químicos em Offsite com uso de Biotecnologia


Tratamento da Água

Icapuí foi escolhida devido à principal fonte de água para consumo humano da vila de pescadores ser mananciais abastecidos por água da chuva. Dessa forma, a água precisa de um processo de filtração e adição de cloro para se tornar própria para beber. No entanto, esse método gera mal gosto e odor.

As células de combustível microbiológico do solo produzem energia da atividade de microrganismos específicos naturalmente encontrados na terra. Assim, o sistema desenvolvido pelos pesquisadores possui equipamentos para armazenar essa energia e usá-la em reatores para o tratamento de água.

As unidades são de baixo custo, conforme o cientistas, e poderiam ter preço reduzido caso sejam produzidas em larga escala e com uso de recursos locais para a fabricação no futuro.

Em português, o projeto é denominado Métodos Sustentáveis para Desenvolver Resiliência no Nordeste Brasileiro (Smarter II: Sustainable Approaches for Resilience Building in North East Brazil). Além de membros Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC, o Departamento de Química, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), também integra a equipe.

Fonte: G1.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS