NOTÍCIAS

Hidrogênio verde combustível à base de água pode ser solução de recarga de elétricos

Hidrogênio verde: combustível à base de água pode ser solução de recarga de elétricos

A grande vantagem do hidrogênio verde é que ele “carrega” veículos elétricos em apenas cinco minutos

O hidrogênio verde, um combustível feito à base de água pode resolver a questão da emissão de poluentes de caminhões e ônibus. O Jornal do Carro, do Estadão, parceiro da Tribuna, foi até Brasília (DF) para acompanhar a produção em uma das primeiras plantas produtoras do combustível do Brasil. Ela pertence à Neoenergia, e conta com parceria da Honda, que cedeu o CR-V e:FCEV, movido a células de combustível, para testes.

O projeto integra o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com investimento superior a R$ 30 milhões.

Para ser considerado verde, a energia utilizada para quebrar a molécula da água (H2O) tem de ser proveniente de fontes renováveis, como eólica, hidrelétrica ou solar. A Neoenergia optou por captar essa energia de 220 painéis solares.

A energia é revertida para tanques de água, que passa por um processo de desmineralização. Depois disso, ocorre a eletrólise, que é a separação das moléculas para captura do hidrogênio.

O gás é armazenado e comprimido a duas pressões distintas: 350 bar (para abastecimento de veículos pesados) e 700 bar (para veículos leves).

A diferença é o espaço que o hidrogênio ocupa nos tanques. Quanto maior a pressão, mais comprimido o gás fica. Para os carros, há uma limitação de espaço, daí a necessidade de maior compressão. Já nos caminhões e ônibus, a restrição de espaço é menor, o que possibilita emprego de reservatórios maiores.

Abastecimento rápido

A grande vantagem do hidrogênio é que ele “carrega” veículos elétricos em apenas cinco minutos, pouco tempo a mais do que o necessário para encher o tanque de um automóvel com motor a combustão.

Uma vez abastecido, o sistema transforma o combustível em eletricidade e alimenta o motor elétrico que irá tracionar as rodas. Dessa forma, a tecnologia é uma alternativa às grandes baterias que equipam os automóveis 100% elétricos, que precisam de tempo muito maior de carregamento. Na tecnologia e:FCEV, da Honda, ela funciona como um backup de energia.

Água pelo escapamento

Dessa reação entre hidrogênio e oxigênio, que gera eletricidade, o subproduto é a água, liberada pelo escapamento. No caso do CR-V, a bateria tem capacidade de 17,7 kWh e a autonomia é de 430 km.

O fato de usar uma bateria menor reduz muito o peso total do carro. No entanto, como toda nova tecnologia, o custo ainda é elevado tanto para produzir hidrogênio verde quanto para desenvolvimento e fabricação de células de combustível. Mas o Brasil pode estar na vanguarda dessa tecnologia por ter uma matriz energética limpa.

“Graças às nossas condições energéticas, é possível tornar o Brasil uma referência em descarbonização da frota e o caminho é o hidrogênio verde”, diz Tatsumi Igarashi, head de Hidrogênio e Derivados da Neoenergia.

Fonte: Tribuna de Minas


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS