NOTÍCIAS

Reuso de efluentes sanitários: uma solução econômica e ambiental

noticia-95-reuso-efluentes-sanitarios-uma-solucao-economica-e-ambiental

Foi-se o tempo em que as crianças aprendiam nas escolas que a água é um recurso infinito. Vivemos tempos de crise hídrica e, apesar das últimas chuvas e de muitos comemorarem o aumento dos níveis dos reservatórios este ano, especialistas afirmam que é preciso ter cautela. Isso porque essa crise ainda não acabou e, pior, pode se repetir no futuro, se não cuidarmos de nossos mananciais e se não cultivarmos o hábito de economia.

Uma das formas mais eficientes de poupar água é o reuso. Solução que ganhou popularidade no ano passado e que pode ser aplicada em condomínio residenciais, empreendimentos comerciais e na indústria em geral.

Com a crise hídrica que atingiu o país, muitas empresas perceberam que não poderiam continuar desperdiçando a água utilizada em seus processos.

O Grupo VICEL, reconhecido pelas soluções em tratamento de água e efluentes para navios e plataformas, decidiu ampliar sua atuação e desenvolveu modelos de negócios para atender às novas necessidades dos setores comercial e industrial.

De acordo com Helio Brasileiro, Diretor Superintendente do Grupo VICEL, “a empresa mapeou o mercado, os potenciais clientes e suas necessidades e estabeleceu o nicho onde poderia atuar de forma eficiente e competitiva com suas soluções para reuso e geração de água potável (assunto que será abordado nas próximas edições do News Águas Tratadas e Consciência Limpa)”.

Nas indústrias, o consumo de água é elevado e merece atenção. Na Grande São Paulo e no Litoral Paulista, por exemplo, elas consomem 40% da água disponível para o abastecimento. Os dados são do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e preocupam. Mas industrialmente, a política de reuso, não só por lá, como nos outros estados, ainda tem pouca adesão. Até o ano passado, São Paulo possuía apenas 42 projetos de reuso em indústrias, seja com estações próprias de tratamento ou captação de água da chuva. Segundo a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), juntos, eles geram economia de 10 milhões de litros por ano, o equivalente a 1% da vazão do Sistema Cantareira no mesmo período, o que confirma a eficiência da alternativa.

De acordo com o Engenheiro de Vendas do Grupo VICEL, Victor Carvalho, a reutilização reduz a demanda de água tratada pelas concessionárias, faz cair os gastos com a conta, além de ser uma iniciativa menos degradante para o meio ambiente. “É uma excelente alternativa para que a água seja usada de forma mais sustentável pelo país, não só em tempos de escassez. O ideal é que isso vire parte de nossa rotina. O Grupo VICEL possui soluções em engenharia e desenvolve projetos para tratamento de água de reuso, onshore e offshore. Nosso corpo técnico vai até o cliente e recomenda a melhor solução, com base na necessidade do mesmo e da análise da água em laboratório”, diz.

O Grupo VICEL oferece o serviço por meio da aplicação dos modelos de contrato BOO/BOT desde julho de 2015.

Para mais informações, acesse: www.vicel.com.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS