NOTÍCIAS

Governo apresenta política de biocombustíveis

O objetivo é apresentar o programa RenovaBio, 23ª Conferência das Partes (COP 23) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima

biocombustiveis

Nesta terça-feira ( 08 de agosto ),  foi apresentada a proposta de Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) em evento no Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília. Encaminhado à Casa Civil, o documento é um incentivo aos biocombustíveis e uma das principais medidas do Brasil para fazer sua parte no combate ao aquecimento do planeta e mitigação das mudanças climáticas.

Entre as autoridades presentes, estavam o Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho; o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho; o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi; e o conselheiro do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), Plínio Nastari, além de deputados, representantes de classe e empresários.

“Temos que encarar o desafio climático como uma oportunidade para a retomada do crescimento”, declarou Sarney Filho. A medida, segundo ele, contribuirá para a redução do consumo de combustíveis fósseis na geração de energia e nos transportes.

Programa RenovaBio

A expectativa é apresentar ao mundo o programa RenovaBio na 23ª Conferência das Partes (COP 23) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que ocorrerá em novembro em Bonn, na Alemanha. A medida deverá ser tema de evento oficial do governo brasileiro.

O objetivo é incentivar a competitividade tanto econômica quanto ambiental entre combustíveis e estimular uma economia com baixas emissões e, ao mesmo tempo, garantir a conservação ambiental e o desenvolvimento social no país.

Para isso, o Brasil propõe, entre outras coisas, aumentar a participação de bioenergia sustentável na matriz energética brasileira, expandindo o consumo de biocombustíveis, como o biometano, essencial nessa nova fase e que pode ser uma alternativa viável ao diesel.

Para o presidente da ABiogás, Alessandro Gardemann, esse é um momento histórico que mostra que o enfrentamento à mudança do clima é uma pauta presente em todas as áreas.

“O Renovabio representa o esforço coletivo do governo federal com participação social de pessoas, instituições públicas e empresas que acreditam que os biocombustíveis podem promover um novo desenvolvimento no Brasil”, diz Gardemann.

Fonte : Robson Rodrigues

Jornalista – MTB: 56585/SP
Tel.: (11) 2458-5926

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS