NOTÍCIAS

Funasa realiza ações de monitoramento da qualidade da água em Curuçá/PA

Por meio de coletas e análises de água dos sistemas de abastecimento do município e capacitação com metodologias para o tratamento da água, as ações ajudam a promover a saúde e melhoria do bem-estar das populações atendidas.

analise-agua

Imagem Ilustrativa

Com o intuito de planejar e implementar o tratamento nas águas distribuídas pelos sistemas de abastecimento do município de Curuçá/PA, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual da Funasa no Pará (Suest/PA), realizou entre os dias 26 a 30 de julho, ações do Programa Nacional de Apoio ao Controle da Qualidade da Água para Consumo Humano (PNCQA). O cronograma de atividades foi solicitado pela prefeitura para cumprir as exigências das legislações vigentes de potabilidade da água.

Dentre as ações, foram realizadas coletas e análises físico-químicas e bacteriológicas em Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) distribuídos no município e em poços de captação, além de um treinamento de metodologias para o tratamento da água. A capacitação dispôs de conteúdos teóricos e práticas em campo.

A oficina, ministrada pela equipe do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), foi coordenada pelo chefe-substituto do Sesam, Eládio Braga, e os técnicos da Seção de Segurança e Qualidade da Água para Consumo Humano (Saqua), Antônio Pinheiro e Haroldo Costa. Ao todo, a capacitação teve 20 participantes – entre gestores, procuradores e vereadores da prefeitura e agentes da Secretaria Municipal de Saúde, da Vigilância Sanitária (VISA), da Vigilância Ambiental, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e da Unidade Básica de Saúde (USB).

Saúde Ambiental

A capacitação teve como tema central a saúde ambiental e as legislações correlatadas sobre a água para consumo humano, como a Portaria GM/MS 888/2021, a Resolução CONAMA 357/05 o Decreto 5.440/05 e o Plano de Segurança da Água, temas compatíveis as atribuições dos fornecedores de água e da vigilância em saúde ambiental do município.

Os técnicos do Sesam realizaram as análises de baixa e média complexidade em laboratório da escola municipal. Os resultados laboratoriais das análises indicaram características que permitem a instalação de equipamentos de desinfecção microbiológica, por meio da cloração. A desinfecção microbiológica é obrigatória, em conformidade a legislação da potabilidade. Sendo assim, foram instalados dois dosadores para cloro em pastilhas nos poços tubulares de duas captações e o treinamento de como construir, montar, instalar e operar os dosadores.

De acordo com Eládio, para que os municípios implementem adequados processos de tratamento, é necessário um diagnóstico para detectar as falhas dos sistemas de abastecimento. “É indispensável que façam o diagnóstico analítico laboratorial da qualidade das águas das fontes de captação que alimentam os sistemas. As análises permitem identificar as possibilidades de tratamento a serem adotadas”, explica.

Fonte: Defesa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS