NOTÍCIAS

Filtro de algodão e osso de lula pode remover 99,9% de microplásticos

Filtro de algodão e osso de lula pode remover 99,9% de microplásticos

Pesquisadores da China desenvolveram um material sustentável feito de algodão e osso de lula capaz de reter cerca de 99,9% dos microplásticos da água.

O filtro pode oferecer uma resposta promissora para a poluição por microplásticos que contaminam as águas em todo o mundo.

O filtro é feito de quitina extraída do osso de lula e celulose de algodão, materiais frequentemente usados no combate à poluição. O osso de lula nada mais é que a concha interna de um molusco marinho da família da lula, a siba.

Mais importante ainda, sua produção parece ser escalável, afirmaram os autores do estudo da Universidade de Wuhan no artigo revisado por pares e publicado na revista Science Advances. Isso resolveria um problema que impediu o uso de sistemas anteriores de filtração de microplásticos, eficazes em ambientes controlados, mas inviáveis em larga escala.

“A remoção de microplásticos em corpos aquáticos é essencial para todo o ecossistema, mas é difícil de alcançar com uma estratégia universal e eficiente”, escreveram os autores no estudo.

A estrutura fibrosa de biomassa, chamada de Ct-Cel, demonstrou alta eficácia na remoção de microplásticos como poliestireno, polimetil metacrilato, polipropileno e politereftalato de etileno, retirando de 98% a 99,9% desses contaminantes em amostras de água reais, como lagos e água do mar. Mesmo após cinco ciclos de uso, o material manteve uma eficiência de 95% a 98%, de acordo com artigo.

A chave para o desempenho do Ct-Cel está em sua capacidade de interagir com diferentes tipos de microplásticos por meio de ligações intermoleculares, além de resistir a outros poluentes, como microrganismos e íons de chumbo, que geralmente comprometem outras tecnologias.

“Os resultados indicam que o Ct-Cel pode ser um divisor de águas na remediação econômica de microplásticos, abrindo caminhos para a aplicação em larga escala em ambientes aquáticos complexos. A solução também reforça o potencial de materiais de biomassa funcional para combater a crescente crise global de microplásticos”, diz o artigo.

Os autores do estudo afirmam que podem ter um modelo em escala industrial pronto dentro de alguns anos, caso os testes em maior escala sejam bem-sucedidos. O filtro poderia ser usado em sistemas de filtração domésticos ou municipais, além de máquinas de lavar roupas, lava-louças e outras fontes de poluição por microplásticos.

Diversos estudos já identificaram a presença de microplástico no leite materno, no intestino e até nas fezes humanas. Os estudos ainda não avançaram para a fase de diagnóstico das consequências dessa contaminação, no entanto.

O problema do microplástico

Os microplásticos são partículas minúsculas, de até 5 milímetros, que estão cada vez mais presentes em rios, oceanos e solo. De acordo com a organização International Union for Conservation of Nature, 28,3% dos microplásticos presentes no oceano, por exemplo, provêm de fragmentos dispersados por —acredite— pneus enquanto rodam no asfalto.

Outros 35% surgem a partir de fibras sintéticas têxteis —como poliéster e poliamida— liberadas em grandes quantidades após a lavagem doméstica. Outros 24% são provenientes de poeira das grandes cidades.

Não à toa, os microplásticos estão cada vez mais sendo encontrados no corpo humano. Hoje, é possível encontrar microplástico em praticamente todos os órgãos humanos. E o desafio da ciência é entender o que eles causam e se há algum impacto negativo para a saúde.

Fonte: uol


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS