NOTÍCIAS

Nova estação de tratamento de esgotos entra em operação em Arcos/MG

Conquista da licença ambiental de funcionamento é um marco importante para a desativação da antiga ETE

ete

A nova ETE – Estação de Tratamento de Esgotos entrou em operação nesta sexta-feira, 24. A licença ambiental de operação foi obtida junto a SUPRAM – Superintendência Estadual de Proteção Ambiental – e tem validade de 10 anos. Com o início das atividades operacionais, todo o esgoto gerado na cidade vai ser direcionado totalmente para a nova ETE.

Com a desativação da antiga estação, será iniciada uma nova etapa de trabalho no local – a interrupção do recebimento de esgoto e o início do esvaziamento das lagoas. Devido a esta iniciativa, todo o efluente tratado existente nas lagoas será direcionado para a nova ETE. Quando ela estiver totalmente seca deverá gerar uma grande quantidade de lodo, que será neutralizado e direcionado para o Aterro Sanitário do município.

O objetivo da administração municipal é transformar o local em um espaço de lazer para a comunidade, que há muito tempo tem sofrido com o mau cheiro que vinha da antiga estação.

Legado para a população e para o meio ambiente

O prefeito Denilson Teixeira destacou a importância do início da operação da Nova ETE e reforçou que esta ação será um legado para a população e o meio ambiente.

“Arcos já é pioneira em ser a primeira cidade do país em desativar uma Estação de Tratamento de Esgoto. Estou feliz em atender essa demanda da nossa população, pois a antiga estação causava transtornos para os moradores da região Norte da cidade. Agora, não mediremos esforços para transformar o local em uma área de lazer, e continuar este trabalho de transformar nosso município em referência em políticas ambientais”.

Para o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Robson José Correia, todo esforço da administração municipal resultou em uma conquista que vai oferecer melhor qualidade de vida para toda a população.

“Dedicamos todo o esforço para colocar a nova ETE em operação. Este nosso empenho vai garantir um melhor desempenho no tratamento de esgoto do nosso município e isso refletirá na saúde pública e no cotidiano do cidadão que morava próximo da antiga estação”.

Fonte: Prefeitura Municipal de Arcos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS