NOTÍCIAS

Estação de Tratamento de Esgoto é inaugurada na Zona Oeste de Manaus

Estação vai beneficiar diretamente os conjuntos residenciais Ayapuá e Xingu e seus, aproximadamente, 10 mil moradores

ete

Foto: Alex Pazuello / Semcom/ Divulgação

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e o diretor-presidente da Manaus Ambiental, Renato Medicis, inauguraram nesta quarta-feira (31), a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), na avenida Brasil, Zona Oeste, que vai beneficiar diretamente os conjuntos residenciais Ayapuá e Xingu e seus, aproximadamente, 10 mil moradores. A estação possui duas elevatórias de bombeamento de esgoto, dois mil metros de redes coletoras, moderno processo de tratamento com vazão, de 86 metros cúbicos por hora, e capacidade para tratar em torno de 27 litros por segundos.

Essa é a terceira ETE inaugurada desde julho deste ano. Outras 15 ETEs de pequeno porte, instaladas pela cidade, também estão sendo reformadas e serão entregues à população em breve, segundo a Manaus Ambiental. A concessionária de água está dando prioridade à questão do tratamento de esgoto, que tem como meta que 80% da população seja atendida até 2030. O objetivo é promover melhorias na qualidade de vida dos moradores, sobretudo na saúde, na valorização dos imóveis e preservação, evitando a poluição dos recursos hídricos.

“Essa é mais uma obra dessa parceria da Prefeitura de Manaus com a Manaus Ambiental. Nós estamos olhando com muita atenção e eles estão cumprindo a questão das metas, ou seja, nós temos que ter 80% de esgoto até 2030. Nós estamos trabalhando. Eu estou feliz porque desta vez estamos lidando com uma empresa que está cumprindo com o seu trabalho, está dando conta do recado”, afirmou o prefeito.

Investimento de mais de R$ 400 mil 

Além de saneamento básico, a população dos conjuntos habitacionais já recebeu obras de compensação. A Manaus Ambiental investiu mais de R$ 400 mil na revitalização de espaços públicos. Foram construídas uma nova praça de lazer, com academia a céu aberto equipada com aparelhos de ginástica, um campo de futebol e outros benefícios à comunidade, como a construção de guarita, muros e reforma de igreja.

“Estamos renovando 15 unidades de tratamento. Além disso, temos o desafio de melhorar cada vez mais o abastecimento de água. São vários reservatórios que estão sendo construídos na cidade”, observou Renato Medicis.

A partir da próxima semana, segundo a Prefeitura de Manaus, tanto o prefeito Arthur Neto quanto o diretor-presidente da Manaus Ambiental estarão inspecionando as obras de estação de tratamento bem como de novos reservatórios que estão sendo construídos para garantir o abastecimento de água de qualidade para toda a população.

O saneamento básico define um conjunto de procedimentos em tratamento de água e esgoto, drenagens e resíduos sólidos, adotados com o objetivo de proporcionar uma situação higiênica saudável para população. Com essas medidas, é possível garantir a qualidade de vida e a promoção da saúde, evitando assim a proliferação de doenças e ao mesmo tempo a preservação do meio ambiente.

Fonte: A Critica.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS