NOTÍCIAS

Equipes correm contra o tempo para solucionar desafios do Hackathon das Águas

noticia-199-hackthon-das-aguas

O Hackathon das Águas reuniu 73 participantes. Uma equipe de mentores especialistas de áreas como engenharia, meio ambiente, negócios, design e desenvolvimento dão orientação e suporte ao trabalho das equipes / Divulgação/Assessoria

A virada de sexta-feira para sábado foi de expectativa e trabalho intenso para as equipes que participam do Hackathon das Águas – primeira maratona de programação e desenvolvimento com foco em saneamento básico do Brasil. O evento é realizado no Living Lab MS, onde foi montado um ambiente em que 17 equipes trabalham para resolver dois desafios reais dos serviços de água e esgoto de Campo Grande: detecção de vazamentos visíveis e não visíveis e comunicação com os clientes. Os melhores projetos serão premiados com R$ 10 mil reais para o primeiro lugar em cada desafio e R$ 3 mil para os segundo colocados. Neste domingo (04), às 13h30, serão realizadas as apresentações dos trabalhos. A divulgação dos resultados está marcada para 14h45.

A corrida para apresentar o melhor projeto deixou muita gente acordada durante a madrugada. Uma delas foi Maria Camila Barbosa Farias, estudante de engenharia mecatrônica, que faz parte de uma das equipes que buscam a solução para detectar os vazamentos de água. “Estou adorando estar aqui por que é uma chance de praticar o que eu amo e quero passar o resto da minha vida fazendo, que é a parte de desenvolvimento”, conta. “Estou muito animada, com muita esperança que vai dar certo nosso projeto. Não dormi nada, mas estou muito empolgada”.

O Hackathon das Águas reuniu 73 participantes. Uma equipe de mentores especialistas de áreas como engenharia, meio ambiente, negócios, design e desenvolvimento dão orientação e suporte ao trabalho das equipes. Para o analista de sistemas Anderson de Castro, que pensa em uma solução para o desafio de comunicação com o cliente, a expectativa é grande. “Dentro dessas trinta e seis horas a gente está esperando bastante a trigésima sexta que é a hora de ganhar o prêmio”, brinca. “Também bastante intensidade no desenvolvimento. Nos breves momentos de intervalo conversar com o pessoal, usar bastante da mentoria e fazer amizades”.

O engenheiro ambiental Fernando Garayo Jr é um dos mentores da Águas Guariroba que estão dando suporte às equipes. “Nosso objetivo em comum é a inovação. Queremos incentivar as novas ideias e para melhorar os serviços de saneamento básico e também incentivar os profissionais e negócios na área de tecnologia”, destaca. Em um ambiente onde todos trabalham em conjunto, é possível acompanhar as diversas fases de desenvolvimento dos projetos. Saber aproveitar o tempo é decisivo no hackathon. “Este sábado é um momento em que eles passam a entender os desafios com mais profundidade e ver onde as soluções se encaixam. Algumas ideias que já estavam pré-estabelecidas caem por água abaixo. Eles têm que começar tudo do zero e é isso mesmo”, explica a mentora Leandra Oliveira da Costa, coordenadora do Living Lab MS.

Parceria para a inovação

Durante a abertura da maratona, na noite de sexta-feira (02), o diretor de Operações do Sebrae – MS, Tito Estanqueiro, deu as boas vindas aos participantes e desejou sucesso às equipes. “O objetivo final deste evento é a grande jornada de conhecimento de cada um de vocês durante esses dias. É uma pena que no meu tempo não tinha essas oportunidades. Então o que eu digo para vocês é: aproveitem! ”.

De acordo com o presidente da Águas Guariroba, Guillermo Deluca, a aplicação das ideias criadas no hackathon não se limita a Campo Grande. Hoje a holding da qual a empresa faz parte, a Aegea Saneamento, atua em 44 municípios em nove estados do país, além da Capital. “Qualquer inovação ou tecnologia que se desenvolva e seja realmente eficiente pode ser replicada em qualquer uma dessas cidades. É uma bela possibilidade para desenvolver e fomentar novas empresas”.

O Hackathon das Águas é uma realização da concessionária dos serviços de água e esgoto de Campo Grande, a Águas Guariroba, e do Living Lab MS, espaço que dá suporte a criação de empresas e start ups. O evento tem o apoio das empresas Tag3 Desenvolvimento Digital, Café Três Corações, Pão de Queijo Express, Restaurante Manjericão, Suco Prats e conveniência Cerv Já.

Fonte: acritica.net

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS