NOTÍCIAS

Equipamento transforma sobras de comida em água; Entenda como

alimentos-agua

 

Duas caixas, com cerca de um metro e meio de altura e três de comprimento, passaram a integrar as ferramentas da cozinha do hotel Hilton, em São Paulo. Trata-se de um novo equipamento, chamado ORCA, que emula o processo de digestão de alimentos a partir de microorganismos. Desenvolvido por uma empresa canadense de mesmo nome, a novidade recupera entre 70% e 80% da água contida nos alimentos por meio do processo de decomposição induzida. A opção pelo sistema também permitiu que o hotel Hilton deixasse de usar até 2,5 mil sacos plásticos mensalmente que seriam necessários para descartar as sobras de alimento.O ORCA faz tudo isso usando os mesmos princípios pelos quais o nosso corpo funciona, com a ação de bactérias digestivas que colaboram com a saúde e hidratação do organismo. Ele cria um ambiente térmico e biológico propício para microrganismos se proliferarem e digerirem alimentos, transformando-os em líquido.

Ao contrário do esperado durante a decomposição da comida, a máquina exala odor suave e a substância final tem aparência de argila. A água resultante da decomposição completa pode ser reutilizada para regar o jardim, em atividades de limpeza cotidiana ou para abastecer vasos sanitários.

Expansão na América Latina

Segundo o diretor comercial da ORCA, Matt Wildsoet, a marca está presente em hotéis, escolas e shoppings de 10 países do mundo e quer expandir sua operação na América Latina. Segundo ele,reciclar uma tonelada de comida custa, em média, R$ 200. A solução local transporte de caminhões, o que reduz as emissões de poluentes no tráfego para destinação do lixo.

O ORCA está disponível para aluguel, pois recebe manutenção profissional periódica, e é oferecido como alternativa ao sistema tradicional de coleta de orgânicos. O hotel Hilton é o primeiro a alugar o maquinário no Brasil. A adoção do equipamento faz parte do esforço para cumprir a meta de diminuir em 50% o impacto ambiental no funcionamento da rede mundial dos hotéis Hilton.

Hotel Hilton na Agenda 2030

Em junho de 2018, a rede de hotéis Hilton anunciou, por meio de comunicado oficial, o compromisso de cortar pela metade seu impacto ambiental e dobrar seu investimento em impacto social até 2030. As metas se relacionam a Agenda de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

A rede também pretende dobrar suas transações com fornecedores locais e minoritários, bem como duplicar seu investimento em programas para ajudar mulheres e jovens ao redor do mundo. O hotel informa que, desde 2008, reduziu as emissões de carbono e resíduos em 30%, energia e consumo de água em 20%, poupando mais de US$ 1 bilhão em eficiências operacionais.

Além disso, os objetivos incluem interromper o uso de canudos plásticos, trabalhar com carnes, frangos, frutas, frutos do mar e algodão que provenham de processos sustentáveis, expandir o programa existente de reciclagem de sabão para todos os hotéis e eliminar resíduos de sabão em aterros e, por fim, dobrar o suporte monetário para esforços de ajuda em desastres naturais.

Fonte: Juntos pela Água.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS