NOTÍCIAS

Entidades da PB certificam duas experiências como Tecnologia Social

Dessalinizador solar e horta orgânica cultivada com economia de água concorrem a prêmio nacional.

Um dessalinizador solar e uma horta orgânica cultivada com economia de água foram os dois projetos paraibanos certificados como Tecnologia Social este ano pela Fundação Banco do Brasil. O resultado da primeira fase do prêmio promovido pela entidade foi divulgado nesta terça-feira (25). Os projetos são executados em Campina Grande e Teixeira e agora passam para a fase final de avaliação para concorrer ao prêmio de R$ 50 mil em dinheiro, que vão ser distribuídos para as seis melhores iniciativas do país.

A experiência dos dessalinizadores solares são uma iniciativa da Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção e já implantou 28 equipamentos em assentamento das cidade de Seridó, Cubati e Pedra Lavrada. Com as ações do projeto, estão sendo produzidos em média 300 litros de água potável por dia, suficiente para atender 150 pessoas de 37 famílias rurais com o volume de água preconizado pela ONU, que é de 2 litros por pessoa. A qualidade da água foi atestada por exames laboratoriais.

Hortas Orgânicas

Já as hortas orgânicas são uma ação do Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS) e cultivadas em canteiros considerados eficientes porque foram regados com menos água, mas se mantiveram úmidos por mais tempo ao usar a metodologia proposta pelo projeto. Segundo o relato do projeto, a tecnologia usa aproximadamente 11 litros de água por dia, enquanto o método tradicional consome 60 litros. Já foram implantadas 419 hortas, que beneficiaram mais de 2,5 mil que, além de alimentos saudáveis, agregaram cerca de R$ 280 por mês por família.

Tecnologias sociais são projetos sustentáveis que podem ser reaplicados em diversas comunidades. Quando eles são certificados, passam a compor um Banco de Tecnologias Sociais (BTS), que fica disponível na internet e agora conta com 995 iniciativas aptas para serem reaplicadas por outras organizações no país.

O BTS é uma base de dados online que reúne metodologias reconhecidas por promoverem a resolução de problemas comuns às diversas comunidades brasileiras. Neste banco, todas as tecnologias sociais podem ser consultadas por tema, entidade executora, público-alvo, região, UF, dentre outros parâmetros de pesquisa.

Fonte: G1 PB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS