NOTÍCIAS

Empresa catarinense cria equipamento para tratar água em casas e indústrias

Mega Clorador, da Fornari, é acoplado à caixa d’água e só exige reposição de pastilhas de cloro; objetivo é atender áreas sem acesso a saneamento básico

471

SÃO PAULO – A Fornari Indústria, sediada em Concórdia (SC), desenvolveu o Mega Clorador, equipamento criado inicialmente para o tratamento de água em áreas rurais e cidades sem acesso a estações de tratamento ou saneamento básico. Agora, porém, a empresa observou uma grande demanda pelo produto mesmo em grandes cidades que dispõem de redes de água e esgoto.

O mecanismo da Fornari serve para tratar e manter a água dessa forma com baixo custo, em residências e indústrias. O processo é feito por meio de um equipamento plástico que libera gradativamente pastilhas de cloro. O aparelho pode ser colocado dentro da caixa d’água e garante que a água seja potável.

Com preço unitário de R$ 250, o mecanismo pode ser utilizado sem prazo de validade, já que não estraga – basta reabastecer o insumo. “Ele é de plástico e fica na caixa [d’água], então é só repor o cloro”, explica Luciene Fornari, fundadora e diretora da empresa.

O Mega Clorador pode ser usado para qualquer tipo de cloro. O prazo para reabastecer o insumo pode variar, desde a cada seis meses, se for para uso familiar, até quinzenalmente, para uma pequena indústria do agronegócio. O aparelho é o mesmo tanto para uso industrial como para residências.

Inicialmente a ideia era ter como clientes apenas o público do agronegócio, especialmente os pequenos agricultores. Contudo, a companhia já tem clientes como o conglomerado alimentício BRF e a Aurora Alimentos.

A Fornari foi uma das empresas selecionadas para o programa Braskem Labs, promovido pela petroquímica para apoiar projetos inovadores. Durante os meses de mentoria, o Mega Clorador passou a atuar com um novo foco: o mercado urbano. Agora, a empresa pretende comercializar seus produtos para residências de áreas onde o saneamento básico é precário ou inexistente.

“Antes de qualquer coisa o Mega Clorador é uma ferramenta social, pois atua de forma eficiente e barata para uma população que está desassistida”, diz Luciene. A fabricante já atua para internacionalizar o negócio. Para levar o produto para países da África, a diretora diz estar tomando cuidado para escolher um parceiro confiável.

Segundo ela, um pedido de 3 mil equipamentos foi cancelado porque o empresário pretendia repassar o produto por um preço muito mais alto que o praticado, ou seja, a população mais carente não teria acesso a ele. No Brasil já são 30 mil peças instaladas, mas ainda com foco principalmente nas agroindústrias.

Raphael Ferreira

Fonte: DCI

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS