NOTÍCIAS

Embasa realiza primeira visita técnica na estação de tratamento esgoto de Barreiras/BA de 2019

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) realizou na última quarta-feira (15) a primeira visita técnica à estação de tratamento de esgoto de Barreiras.

ete

Os acadêmicos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) visitaram a estrutura responsável pelo tratamento de todo o efluente coletado da cidade e que retorna com qualidade sem causar prejuízos ao meio ambiente. Na oportunidade, o engenheiro sanitarista da empresa, Anco Márcio Costa, e a assistente social, Geisa Mendes, explicaram o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário operado pela Embasa, que atingiu no início deste ano a cobertura de 71,73% da sede municipal de Barreiras, beneficiando 39.137 mil imóveis.

Responsável pela solicitação da visita, a professora adjunta da UFOB, Maiara Macedo, acredita que esta é uma oportunidade para que os universitários possam conhecer, presencialmente, como funciona um sistema de esgotamento sanitário, desde a coleta até o tratamento, passando pelas estações de bombeamento, chamadas de elevatórias.

“Agrademos a parceria da Embasa para reforçar aos nossos estudantes essa vivência para entender sobre o funcionamento de todo este sistema e quais as regras da legislação que devem ser atendidas, principalmente dos índices de qualidade de tratamento”, explica.

Operação da estação

O engenheiro da Embasa, Anco Márcio, explicou sobre a capacidade da estação, que pode vir a tratar 266 litros/segundo de esgoto antes de voltar o rio Grande dentro dos padrões de lançamento de efluentes determinados pela legislação ambiental. “Embora eles possam estudar na teoria, é muito importante que os estudantes do curso de Engenharia possam visitar uma estação tão moderna quanto a que temos em Barreiras e que vem atendendo com níveis de qualidade de tratamento até acima do que é exigido pela legislação”, explica. Localizada na BR- 135, na saída para o Piauí, a estação integra um investimento de cerca de R$ 113,3 milhões, do Governo do Estado, por meio da Embasa, que modernizou e ampliou o sistema de esgotamento sanitário de Barreiras, e mais R$ 13,9 milhões para atender diretamente 15 mil domicílios.

Fonte: Folha geral

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS