NOTÍCIAS

Eficiência energética, economia circular e bom uso da água

ibema

Empresas preparam compromissos públicos para dividir know-how com o mercado

Ibema diminui o consumo de água na sua linha de produção , faz reaproveitamento das fibras, com o retorno de rejeitos ao processo produtivo, fazendo seu primeiro relatório sustentável 

lagoa-ibema

Imagem ilustrativa

Além de manter baixos índices de uso da água, que se tornaram referência no mercado, em 2021 a Ibema elaborou seu primeiro relatório sustentável, fez um raio-x de sua pegada de carbono e formou um squad específico para melhorar sua eficiência energética.

“Não queremos deixar nada de fora. As questões ambientais sempre estiveram em destaque na Ibema, mas o momento exige mais: um comprometimento profundo com o combate às mudanças climáticas, tema que tem reflexos claros em nosso dia a dia e que está muito perto de nós”, afirma a gerente de Qualidade, Meio Ambiente e Sistemas de Gestão da Ibema, Andrea Pegorini.

Com isso, as medidas concretas se somam: a Ibema se tornou aterro zero em suas duas plantas, um feito notável no setor. Também lançou um papel cartão que dá a seus clientes e end users uma solução prática para a promoção da economia circular: o Ibema Ritagli, que leva 30% de material pós-consumo.

Nos últimos três anos, a empresa diminuiu em 25% o uso de água no processo produtivo e geração de efluentes em sua planta na região metropolitana de São Paulo, em Embu das Artes (SP). Outro ganho de processo benéfico para o meio ambiente é o reaproveitamento das fibras, com o retorno de rejeitos ao processo produtivo.


LEIA TAMBÉM: A INFRAESTRUTURA VERDE PODE MANTER OS MICROPLÁSTICOS FORA DO MEIO AMBIENTE?


“Conseguimos o reaproveitamento de até 60% do volume dos insumos gerados no depurador, que antes eram descartados como lodo no processo de tratamento”, enfatiza Andrea.

Em sua planta de Turvo, no interior do Paraná, a Ibema também adotou ações que reduziram o consumo de água e geração de efluentes em 15% em três anos – hoje, a média é de 11,6 m³ por tonelada produzida.

Em novembro, a empresa lança seu relatório sustentável, e está finalizando sua estratégia ESG para assumir compromissos públicos em prol da mitigação das mudanças climáticas.

“Não existe uma solução mágica para o assunto, e sim a soma de pequenas ações”, conclui a gerente.

“Queremos que a atuação da Ibema sirva de benchmark para todo o mercado, pois não se trata de segredo industrial, e sim de uma urgência de toda a sociedade e das futuras gerações.”

Sobre a Ibema

Fabricante de papelcartão, fundada em 1955, é hoje um dos players mais competitivos da América Latina. Sua estrutura é composta por sede administrativa localizada em Curitiba, centro de distribuição direta em Araucária com área útil de 12 mil m2 e fábricas instaladas nos municípios de Turvo, no Paraná, e em Embu das Artes, em São Paulo, que juntas possuem capacidade de produção anual de 160 mil toneladas. A empresa, que atualmente conta com aproximadamente 700 colaboradores, possui unidades certificadas pela ISO 9001, pela ISO 14001 e pelo FSC (Forest Stewardship Council). Veja mais em : www.ibema.com.br


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: GESTÃO DA ÁGUA É O CAMINHO PARA MAIS EFICIÊNCIA NO CAMPO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: COMO PODEMOS LEVAR A MUDANÇA CLIMÁTICA EM CONSIDERAÇÃO, AO PROJETAR INSTALAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS