NOTÍCIAS

DAEE/SP emitiu mais de 6,5 mil outorgas para uso da água em 2016

O Departamento de Águas e Energia Elétrica emitiu 6.512 outorgas para uso da água de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2016.

Ricardo Borsari, Superintendente do DAEE, explica que “a outorga é um instrumento fundamental na gestão do uso da água, pois permite à administração pública equacionar o atendimento às demandas e à disponibilidade deste recurso no Estado de São Paulo. Graças a esse trabalho, o DAEE tem cadastrado usuários em mais de 16,6 mil cursos d’água no Estado”.


Bacias do Alto Tietê e Baixada Santista e do Médio Tietê respondem por 48% das outorgas emitidas em 2016

(BAT – Bacia do Alto Tietê; BMT – Bacia do Médio Tietê; BPB – Bacia do Paraíba e Litoral Norte; BPG – Bacia do Pardo Grande; BBT – Bacia do Baixo Tietê; BPP – Bacia do Peixe Paranapanema; BRB – Bacia do Ribeira e Litoral Sul; BTG – Bacia do Turvo Grande)

O maior volume – 1.641 – foi emitido para usuários na Bacia do Médio Tietê, que inclui as regiões metropolitanas de Campinas e Sorocaba, e o aglomerado urbano de Piracicaba. A Bacia do Alto Tietê e Baixada Santista, que inclui a Região Metropolitana de São Paulo, ficou em segundo lugar, com 1.455 outorgas. As duas bacias respondem por 48,4% do total anual, com 2.431 outorgas.

Além dessas autorizações, o DAEE concedeu dispensa de outorga para 2.798 pequenos usuários e obras como travessias; indeferiu 1.909 pedidos; revogou 148 portarias antigas, autorizou 105 obras de desassoreamento em cursos d’água e desativou 17 usos.


Total de outorgas emitidas de janeiro a dezembro

No total, o DAEE processou 12.245 processos ligados ao uso dos recursos hídricos e interferências em cursos d’água o que corresponde a mais de 38 processos analisados por dia.

O DAEE iniciou a emissão de outorgas para uso da água em 1992, com a aprovação da lei 7663, que estabeleceu a política estadual de aproveitamento dos recursos hídricos. Desde então, o DAEE já emitiu um total de 111.679 outorgas.

COMO PEDIR

A outorga deve ser solicitada por todo usuário que necessite realizar captações e lançamento de efluentes nos cursos d’água superficiais, extração de águas subterrâneas para qualquer finalidade, destacando-se os usos para abastecimento público, irrigação e uso industrial; precise realizar obras que impliquem em alteração do regime hidrológico, como canalizações, pontes, travessias e barragens; ou para usos como turismo, lazer, navegação, piscicultura e outros.

A documentação necessária para obter a outorga está disponível no site do DAEE (www.daee.sp.gov.br) no item “Outorga e Fiscalização”. No item “Saiba Mais”, o interessado encontra também a legislação que regulamenta a questão.

Fonte: Departamento de Águas e Energia Elétrica/SP

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS