NOTÍCIAS

Corsan abre ‘data room’ e lança novo modelo de privatização, com leilão previsto para dezembro

Formato prevê venda completa da companhia; previsão do governo do Rio Grande do Sul é que seja possível realizar audiências públicas a partir de outubro para concluir o processo ainda em 2022

corsan

O governo do Rio Grande do Sul lançou no dia 30 o novo modelo de privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), com a abertura do “data room” para o processo. O objetivo é fazer a licitação em meados de dezembro deste ano, uma meta considerada ambiciosa, porém factível, segundo uma fonte próxima à empresa.

O novo modelo prevê a venda completa da companhia, hoje controlada pelo Estado. Os documentos também foram encaminhados para a análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). A previsão do governo é que seria possível realizar as audiências públicas a partir de outubro para concluir o processo ainda em 2022.

A avaliação do TCE é considerada uma etapa fundamental, já que o órgão de controle, na prática, barrou a primeira tentativa de privatização da Corsan, que inicialmente seria feita por meio de uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).


LEIA TAMBÉM: APROVADA RESOLUÇÃO PROPOSTA PELA CORSAN QUE CONTRIBUI PARA REDUZIR IMPACTO AMBIENTAL


 

A oferta foi oficialmente cancelada em julho deste ano, após o tribunal de contas questionar a precificação do ativo. No modelo anterior, a ideia seria pulverizar o capital da companhia, mantendo cerca de 30% de participação nas mãos do Estado gaúcho. No IPO, o mercado trabalhava com uma precificação da Corsan de R$ 3,5 bilhões.

A decisão de alterar a modelagem da privatização se deu justamente para ampliar esse valor da venda, já que, com a alienação total das ações (sem a manutenção de uma fatia estatal), o investidor privado tende a pagar um prêmio pelo controle. Segundo uma fonte de mercado, esse prêmio em geral gira em torno de 20% a 30% do valor da companhia.

Além disso, há uma expectativa de que o novo formato de venda atraia um perfil de interessado diferente. Segundo uma fonte, parte das empresas que vinham acompanhando o IPO segue interessada, mas há novos possíveis compradores. Entre as empresas que vinham acompanhando de perto o processo da oferta estão Aegea e Perfin.

Fonte: O Valor


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: GOVERNO GAÚCHO E NEOENERGIA ASSINAM MEMORANDO PARA PROJETO DE HIDROGÊNIO VERDE E GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA EM ALTO-MAR

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ESCASSEZ DE GÁS NATURAL NA EUROPA PODE DURAR VÁRIOS INVERNOS, DIZ CEO DA SHELL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS