NOTÍCIAS

Copasa divulga novo cronograma para conclusão das obras da ETE do Rio Itapecerica em Divinópolis/MG

Conclusão das obras da ETE, que deveria ser concluída em 45 dias, já dura quatro meses. Prazo de entrega venceu em dezembro.

obras-ete

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) anunciou nesta terça-feira (5) um novo cronograma para a conclusão das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Rio Itapecerica, em Divinópolis.

Em nota, a Copasa afirmou que a ETE deve ser entregue ainda no primeiro semestre de 2019 e que a estação está em fase final de urbanização. De acordo com a empresa, a estação elevatória que irá receber e bombear todo o esgoto da cidade para a ETE já está implantada e os testes começarão ainda em fevereiro.

Procurada pelo G1, a Copasa afirmou que a alteração no cronograma da obra de construção da ETE ocorreu devido ao atraso na entrega de materiais e que, por isso, o atraso não gerou custos adicionais.

Obras

As obras foram retomadas em outubro de 2018, após a companhia afirmar que a ETE começaria a operar parcialmente em julho do mesmo ano, com o prazo final estipulado para dezembro.

Contudo, até o dia 17 de dezembro apenas 85% das instalações estavam finalizadas.

Ainda segundo a Copasa, a ETE começará a operar, ainda em fase de testes, a partir de março deste ano e receberá, inicialmente, esgoto vindos dos Bairros Jardim Candelária, Jardim das Oliveiras, Fonte Boa, Prolongamento Bom Pastor, Dom Cristiano e Eldorado.

Quando finalizada, a estação, somada ao sistema instalado na bacia do Rio Pará na cidade, tratará 100% do esgoto de Divinópolis, de acordo com a companhia. A obra tem um custo estimado de R$ 143 milhões.

Instalação de interceptores

Na nota, a Copasa afirma ainda que as obras para a instalação de um interceptor de esgoto na Avenida Juscelino Kubitschek, no Bairro Bom Pastor, iniciada em agosto de 2018, deve ser finalizada no início de março.

Segundo a Copasa, “as obras nesta região foram dificultadas pela condição do solo, com a presença de areia e água”. A próxima fase, que instalará interceptores às margens do Rio Itapecerica, está prevista para começar ainda no primeiro semestre de 2019.

Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS