NOTÍCIAS

Valinhos e Campinas/SP assinam convênio de tratamento de esgoto

Às vésperas do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, os prefeitos Orestes Previtale, de Valinhos, e Jonas Donizete, de Campinas, assinaram autorização para celebração de um convênio inédito para tratamento de esgoto, na tarde da segunda-feira (18).

tratamento-de-esgoto

Segundo, o Departamento de Água e Esgoto (DAEV), o Convênio de Cooperação Técnica para Tratamento de Esgoto irá beneficiar as duas cidades no tocante à qualidade das águas do Ribeirão Pinheiros e Rio Atibaia.

A parceria, inédita no Estado de São Paulo e para a Região Metropolitana de Campinas (RMC), irá viabilizar o investimento de R$ 130 milhões na ampliação e na melhoria do sistema de tratamento de esgoto realizado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Capuava.

As tratativas sobre o convênio partiram de um inquérito civil que corria na Promotoria de Valinhos, através do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), no qual se buscava recuperar a água do Rio Atibaia.

Modernização da ETE

Para o presidente do Daev, Pedro Inácio Medeiros, o investimento e a modernização da ETE Capuava irão permitir, através do tratamento do esgoto realizado 100% com membrana flutuante, a devolução de um efluente ao Ribeirão Pinheiro como sendo água de reúso, o que irá beneficiar diretamente Campinas, que capta água do Rio Atibaia a 600 metros abaixo do ponto onde o Ribeirão Pinheiros desemboca.

O convênio está sendo realizado com uma empresa reconhecida nacionalmente pela qualidade dos serviços que presta na área do saneamento básico. Nessa parceria, caberá à Sanasa a captação de recursos financeiros para a ampliação modernização da ETE Capuava.

Com o financiamento aprovado, a empresa de saneamento de Campinas assumirá a operação da Estação de Tratamento de Esgoto de Valinhos.

Fonte: JTV

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS