NOTÍCIAS

Estudo levanta consumo de drogas através da análise de águas residuais

Um detalhado levantamento realizado em 120 cidades de 37 países mediu o uso de drogas analisando as águas residuais

uso-drogas-recursos-hidricos

O estudo concluiu que a Antuérpia, Amsterdã, Zurique, Londres e Barcelona são os locais onde mais substâncias químicas, como a cocaína, são consumidas. Foram detectadas quatro drogas específicas: anfetamina, metanfetamina, ecstasy e cocaína.

O estudo teve a participação de diversos pesquisadores e analisou a presença das substâncias nas águas residuais geradas por 60 milhões de pessoas entre os anos de 2011 e 2017. Ao fim da pesquisa ficou concluído que a cocaína é a droga mais consumida nas cidades do Sul e Oeste da Europa, destacando as capitais Londres e Amsterdã, além do centro financeiro mundial, Zurique.

Barcelona é a campeã do planeta em consumo de cocaína

De acordo com o monitoramento feito, a cidade de Barcelona é a campeã do planeta em consumo de cocaína, surpreendendo as estimativas que apontavam lugares como São Paulo, Nova York, Los Angeles e Bogotá.

À frente das quatro cidades, aparecem Zurique, na Suíça, e Antuérpia, na Bélgica. A principal cidade da Catalunha é também consumidora de ecstasy, na oitava posição. A liderança é de Amsterdã e Eindhoven, ambas na Holanda.


LEIA TAMBÉM: ESTUDO DA ONU MOSTRA ALTA CONCENTRAÇÃO DE ANTIBIÓTICOS EM RIOS DO MUNDO.


No consumo de metanfetamina, um grupo de cidades da Alemanha e Holanda lidera o ranking. A pesquisa comprovou que a cocaína se espalha na Suíça, Itália, França, Espanha e Inglaterra, e no seu vácuo vêm as outras drogas.

O uso da metanfetamina também avança, em menor grau, em países como República Checa, Eslováquia e outros países do Leste europeu. Já no Norte do continente, o consumo de cocaína cresceu bastante na Holanda e na Bélgica.

Aumento no consumo de ecstasy

O estudo confirmou que o ecstasy aumentou também o consumo no período analisado e a metanfetamina ganhou espaço entre jovens nas grandes cidades da América do Norte, da Austrália, da Nova Zelândia e da Coreia do Sul.

Descendo pelo continente americano, o consumo de cocaína cresceu muito em cidades da Martinica, da Colômbia e do Brasil. No estudo dos resíduos da água, a droga é dominante, tanto nos esgotos saneados como a céu aberto.

A análise das águas residuais permite monitorar o consumo de medicamentos em nível populacional e praticamente em tempo real, disseram os cientistas do estudo que foi elaborado cruzando as apurações de várias partes do mundo.

Fonte: Tribuna do Norte.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS