NOTÍCIAS

Como funciona o processo de floculação?

Como funciona o processo de floculação – Hoje, você vai conhecer mais sobre o processo de coagulação e floculação e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Acompanhe!

Juntamente com o processo de coagulação, a floculação é uma das etapas mais importantes no tratamento de água. Nesse caso, as partículas começam a se agregar nesses dois processos, onde elas passam de pequenos para grandes flóculos

Como funciona o processo de floculação

 

Imagem Divulgação Degani-Vaduz (Como funciona o processo de floculação)

Primeira etapa: coagulação

Na maioria das vezes, as pequenas partículas mencionadas nesse texto possuem cargas de superfície negativas que impedem a agregação e estabilização.

Por isso, produtos químicos coagulantes são absorvidos pelas partículas para equilibrar as cargas. A introdução de cargas opostas possibilita que as partículas conectadas formem flóculos estáveis e bem suspensos.

Além disso, é necessário que a mistura seja feita rapidamente para que os produtos químicos coagulantes se dispersem, promovendo colisões de partículas e a formação de flóculos.


LEIA TAMBÉM: DIÓXIDO DE CLORO NO TRATAMENTO DE ÁGUA: COMO O PRODUTO ATUA?


Segunda etapa: floculação

O processo de floculação demanda uma mistura suave e a utilização de um floculante polimérico de alto peso molecular. O produto se une aos flóculos, facilitando a ligação de lacunas entre eles.

Isso faz com que seja criado um alcance eficaz para as forças de atração diminuírem a barreira energética para que o processo de floculação seja realizado, deixando a forma de flocos fracamente agregada.

A agregação, ligação e fortalecimento dos flocos acontece até atingir a forma de flocos grandes e visivelmente suspensos. Ao atingir o peso, tamanho e força corretos, ocorre a sedimentação.

Os flocos grandes são muito sensíveis a essa mistura. Quando são separados por cisalhamento forte, é praticamente impossível que eles se juntem novamente.
Uma curiosidade sobre o processo de floculação é que ele acontece de maneira natural durante a formação de flocos de neve ou sedimentos submarinos. Porém, também pode ser aplicado em indústrias de biotecnologia, petróleo, celulose e mineração, além do tratamento de água.

A Degani-Vaduz possui os melhores produtos para que o seu processo de coagulação e floculação ocorra da melhor maneira possível. Visite a nossa página  e tire todas as suas dúvidas!

Fonte: Degani-Vaduz.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: USO DA AREIA ESTÁ NOS “COLOCANDO CONTRA A PAREDE”, DIZ RELATÓRIO DO PNUMA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: TECNOLOGIA BIOPAQ®UBOX DA PAQUES É UTILIZADA EM NOVA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO