NOTÍCIAS

Tecnologia BIOPAQ®UBOX da Paques é utilizada em nova Estação de Tratamento de Esgoto

Tecnologia BIOPAQ®UBOX da Paques  – No dia 12/4/22, ocorreu a inauguração da nova Estação de Tratamento de Esgoto.

Nova Estação de Tratamento de Esgoto, com  Tecnologia BIOPAQ®UBOX da Paques, vai beneficiar 20 mil moradores do município de Aracruz, no Espírito Santo

Tecnologia BIOPAQ®UBOX da Paques

Foto: Jaqueline Barboza Fernandes  (ETE localizada no Estaleiro Jurong que assistirá os bairros Santa Marta e Barra do Sahy)

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou da inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que atenderá aos bairros Santa Marta e Barra do Sahy no município de Aracruz.

O equipamento foi construído em atendimento ao Termo de Compromisso Socioambiental firmado para instalação do Estaleiro Jurong Aracruz (EJA). O investimento feito pela empresa foi da ordem de R$ 12 milhões.

A ETE utiliza a confiável tecnologia BIOPAQ®UBOX da Paques, que realiza o tratamento biológico dos esgotos domésticos, garantindo eficiência e baixo custo operacional.

No evento, Henrique Blasques de Assis, do departamento Comercial da Paques LAM, apresentou ao governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, e ao diretor-presidente da CESAN, Carlos Aurélio Linhalis, como funciona a tecnologia BIOPAQ®UBOX, enfatizando os benefícios ao meio ambiente.

Foto: Jaqueline Barboza Fernandes

A ETE possui uma moderna e confiável tecnologia de tratamento biológico de esgoto, o que garante eficiência e baixo custo de manutenção operacional. A unidade está dimensionada para atender uma população de 20 mil habitantes. As obras tiveram início em janeiro de 2020, sendo entregues à Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) no início deste ano.


 

LEIA TAMBÉM: TRATAMENTO DE EFLUENTES PARA INDÚSTRIA DE PAPEL RECICLADO


 

De acordo com a empresa, a água sai após o tratamento do esgoto com qualidade superior à exigida pelas normas brasileiras, podendo até mesmo ser reutilizada em outras atividades como agricultura, irrigação de jardins e atividades industriais.

O sistema contempla ainda um emissário submarino de 360 metros para o lançamento da água no mar, garantido o distanciamento da área costeira.

“Em um entendimento com a Prefeitura, fizemos uma adutora de 13 quilômetros, trazendo água tratada para essa região litorânea. Hoje, o Estaleiro Jurong é abastecido com água da Cesan, o que não tinha antes. Agora com essa ETE, vamos atender a mais 20 mil pessoas em Barra do Sahy e Santa Marta. No verão, teremos uma presença maior de pessoas nessa localidade. Um investimento que contribui para a preservação do meio ambiente, melhoria da qualidade de vida e do turismo da Orla de Aracruz”, pontuou o governador.

Casagrande lembrou que a Cesan está presente em 53 municípios capixabas, sendo que 46 já assinaram os contratos de programa para continuidade da prestação de serviços e garantia da universalização do abastecimento de águas, da coleta e tratamento do esgoto. “Outros sete estão aguardando aprovação pelas Câmaras Municipais. Se tivermos continuidade das políticas públicas e dos investimentos que estamos realizando, vamos alcançar a meta de universalização dos serviços até 2026”, declarou.

O governador também falou sobre outros investimentos do Governo do Estado no município de Aracruz.

“A cidade tem recebido uma grande quantidade de empresas, pois o Estado tem feito obras de infraestrutura. São investimentos estratégicos, como o trecho norte do Contorno de Aracruz. Já fizemos a reabilitação da ES-257 e depois vamos fazer o trecho sul do Contorno, ligando o porto com a Rodovia dos Caminhoneiros. Estamos fazendo a macrodrenagem de Bela Vista, construindo a Delegacia Regional e trouxemos a Farmácia Cidadã. Vamos recuperar ainda todas as rodovias que ligam Nova Almeida a essa região”, afirmou.

Também estiveram presentes os secretários de Estado, Ricardo Pessanha (Inovação e Desenvolvimento) e Coronel Aguiar (Casa Militar); o presidente do Estaleiro Jurong Aracruz, Thangavelu Guhan; o diretor-presidente da Cesan, Carlos Aurélio Linhalis (Cael); o deputado estadual Fabrício Gandini; além de colaboradores do EJA e lideranças comunitárias.

 

 

Fotos: Jaqueline Barboza Fernandes

Fonte: Paques


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CIDADES INTELIGENTES UNEM TECNOLOGIA, SUSTENTABILIDADE E RESILIÊNCIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: METAS CLIMÁTICAS AMEAÇADAS PELA GUERRA ENTRE A RÚSSIA E UCRÂNIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: