NOTÍCIAS

Tecnologia BIOPAQ®UBOX da Paques é utilizada em nova Estação de Tratamento de Esgoto

Tecnologia BIOPAQ®UBOX da Paques  – No dia 12/4/22, ocorreu a inauguração da nova Estação de Tratamento de Esgoto.

Nova Estação de Tratamento de Esgoto, com  Tecnologia BIOPAQ®UBOX da Paques, vai beneficiar 20 mil moradores do município de Aracruz, no Espírito Santo

Tecnologia BIOPAQ®UBOX da Paques

Foto: Jaqueline Barboza Fernandes  (ETE localizada no Estaleiro Jurong que assistirá os bairros Santa Marta e Barra do Sahy)

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou da inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que atenderá aos bairros Santa Marta e Barra do Sahy no município de Aracruz.

O equipamento foi construído em atendimento ao Termo de Compromisso Socioambiental firmado para instalação do Estaleiro Jurong Aracruz (EJA). O investimento feito pela empresa foi da ordem de R$ 12 milhões.

A ETE utiliza a confiável tecnologia BIOPAQ®UBOX da Paques, que realiza o tratamento biológico dos esgotos domésticos, garantindo eficiência e baixo custo operacional.

No evento, Henrique Blasques de Assis, do departamento Comercial da Paques LAM, apresentou ao governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, e ao diretor-presidente da CESAN, Carlos Aurélio Linhalis, como funciona a tecnologia BIOPAQ®UBOX, enfatizando os benefícios ao meio ambiente.

Foto: Jaqueline Barboza Fernandes

A ETE possui uma moderna e confiável tecnologia de tratamento biológico de esgoto, o que garante eficiência e baixo custo de manutenção operacional. A unidade está dimensionada para atender uma população de 20 mil habitantes. As obras tiveram início em janeiro de 2020, sendo entregues à Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) no início deste ano.


 

LEIA TAMBÉM: TRATAMENTO DE EFLUENTES PARA INDÚSTRIA DE PAPEL RECICLADO


 

De acordo com a empresa, a água sai após o tratamento do esgoto com qualidade superior à exigida pelas normas brasileiras, podendo até mesmo ser reutilizada em outras atividades como agricultura, irrigação de jardins e atividades industriais.

O sistema contempla ainda um emissário submarino de 360 metros para o lançamento da água no mar, garantido o distanciamento da área costeira.

“Em um entendimento com a Prefeitura, fizemos uma adutora de 13 quilômetros, trazendo água tratada para essa região litorânea. Hoje, o Estaleiro Jurong é abastecido com água da Cesan, o que não tinha antes. Agora com essa ETE, vamos atender a mais 20 mil pessoas em Barra do Sahy e Santa Marta. No verão, teremos uma presença maior de pessoas nessa localidade. Um investimento que contribui para a preservação do meio ambiente, melhoria da qualidade de vida e do turismo da Orla de Aracruz”, pontuou o governador.

Casagrande lembrou que a Cesan está presente em 53 municípios capixabas, sendo que 46 já assinaram os contratos de programa para continuidade da prestação de serviços e garantia da universalização do abastecimento de águas, da coleta e tratamento do esgoto. “Outros sete estão aguardando aprovação pelas Câmaras Municipais. Se tivermos continuidade das políticas públicas e dos investimentos que estamos realizando, vamos alcançar a meta de universalização dos serviços até 2026”, declarou.

O governador também falou sobre outros investimentos do Governo do Estado no município de Aracruz.

“A cidade tem recebido uma grande quantidade de empresas, pois o Estado tem feito obras de infraestrutura. São investimentos estratégicos, como o trecho norte do Contorno de Aracruz. Já fizemos a reabilitação da ES-257 e depois vamos fazer o trecho sul do Contorno, ligando o porto com a Rodovia dos Caminhoneiros. Estamos fazendo a macrodrenagem de Bela Vista, construindo a Delegacia Regional e trouxemos a Farmácia Cidadã. Vamos recuperar ainda todas as rodovias que ligam Nova Almeida a essa região”, afirmou.

Também estiveram presentes os secretários de Estado, Ricardo Pessanha (Inovação e Desenvolvimento) e Coronel Aguiar (Casa Militar); o presidente do Estaleiro Jurong Aracruz, Thangavelu Guhan; o diretor-presidente da Cesan, Carlos Aurélio Linhalis (Cael); o deputado estadual Fabrício Gandini; além de colaboradores do EJA e lideranças comunitárias.

 

 

Fotos: Jaqueline Barboza Fernandes

Fonte: Paques


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CIDADES INTELIGENTES UNEM TECNOLOGIA, SUSTENTABILIDADE E RESILIÊNCIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: METAS CLIMÁTICAS AMEAÇADAS PELA GUERRA ENTRE A RÚSSIA E UCRÂNIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

Diante do impacto das chuvas no Rio Grande do Sul, que afetaram centenas de milhares, a ALADYR pede aos governos e entidades privadas que acelerem a implementação de políticas de adaptação e mitigação do climática. A organização destaca a importância de atualizar a legislação, promover o reúso de água e adotar inovações como o modelo de “cidade esponja” para enfrentar efetivamente esses desafios iminentes

Continuar lendo »