NOTÍCIAS

CO₂ biogênico o que é e como a indústria está aproveitando esse gás renovável

CO₂ biogênico: o que é e como a indústria está aproveitando esse gás renovável

Produto é uma alternativa para substituir o gás de origem fóssil e reduzir emissões

Após o anúncio da Be8 de que passará a capturar e comercializar o CO₂ gerado na futura unidade de etanol em Passo Fundo (RS), a discussão sobre CO₂ biogênico aparece cada vez mais em pautas de descarbonização, economia de baixo carbono e uso eficiente da biomassa, impulsionada por projetos industriais que buscam reduzir emissões e ampliar o aproveitamento de seus processos. Mas, afinal, o que é CO₂ biogênico?

O que é CO₂ biogênico

CO₂ biogênico é o dióxido de carbono gerado a partir de processos naturais envolvendo biomassa. Isso inclui fermentação, decomposição ou queima controlada de materiais de origem vegetal, como cana-de-açúcar, milho e resíduos agroindustriais usados na produção de etanol e biodiesel.

A explicação central está no ciclo do carbono. Segundo o relatório da Embrapa Agroenergia sobre carbono renovável (2023), o CO₂ biogênico faz parte de um ciclo curto, no qual o carbono capturado pelas plantas por meio da fotossíntese retorna ao ambiente após o uso da biomassa na indústria.

Como esse carbono foi removido recentemente da atmosfera, ele não aumenta o estoque global de gases do efeito estufa quando retorna ao ar. Já o CO₂ fóssil adiciona carbono antigo, que estava armazenado há milhões de anos no subsolo, contribuindo para o aquecimento global.

O documento da Embrapa também explica que emissões provenientes de biomassa são classificadas como carbono renovável e integram estratégias de economia circular, sustentabilidade e redução de emissões.

A principal fonte dentro das usinas de etanol é a fermentação, etapa em que microrganismos transformam açúcares em álcool. Durante essa reação, o CO₂ é liberado naturalmente. Com sistemas de captura, esse gás pode ser concentrado, purificado e direcionado para uso industrial, evitando emissões diretas na atmosfera e ampliando o aproveitamento da biomassa.

Onde o CO₂ biogênico é usado

  • alimentos e bebidas
  • uso hospitalar e medicinal
  • metalmecânica
  • refrigeração
  • agricultura em estufas
  • processos industriais de precisão

No caso da parceria entre a Be8 e a Air Liquide, o CO₂ será purificado para atender inclusive padrões alimentícios e medicinais.

Por que o CO₂ biogênico está ganhando relevância
Com a expansão de projetos industriais integrados, o CO₂ biogênico se torna uma alternativa para substituir o gás de origem fóssil e reduzir emissões líquidas. Segundo a Embrapa, quando esse produto é capturado e reaproveitado, é possível ampliar a eficiência da biomassa, gerando novos produtos dentro da mesma planta industrial e reforçando práticas alinhadas a políticas de descarbonização.

Fonte: Globo Rural


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS