NOTÍCIAS

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH) recebe certificação de energia renovável

Certificação criada pela Thymos Energia quantifica e qualifica benefícios do uso de fontes renováveis para descarbonização. Thymos calcula que em dois anos o Aeroporto evitou a emissão de 4.007,64 tCO2 equivalente

Thymos calcula que em dois anos o Aeroporto de BH evitou a emissão de 4.007,64 tCO2 equivalente

A Thymos Energia, uma das maiores empresas brasileiras de consultoria e gestão de energia, entregou ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Minas Gerais, sua certificação de energia renovável, que quantifica e qualifica os benefícios ambientais da estratégia de contratação de energia no mercado livre por meio de fontes renováveis. A medida adotada pelo Aeroporto contribuiu para evitar a emissão de 4.007,64 tCO2 equivalente, um dos gases causadores do efeito estufa, entre 2020 e 2021, o que representa o plantio de 6.679 árvores, ou a compensação anual das emissões de 1.113 carros movidos a gasolina, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Certificação criada pela Thymos Energia quantifica e qualifica benefícios do uso de fontes renováveis para descarbonização. Thymos calcula que em dois anos o Aeroporto evitou a emissão de 4.007,64 tCO2 equivalente

A consultoria desenvolveu uma metodologia própria para quantificar a contribuição para evitar emissões de tCO2 equivalente com o uso de energia renovável no Brasil. A Thymos reconhece que há diversas certificações e metodologias internacionais utilizadas para estimar as emissões equivalentes ao consumo de energia, mas é importante considerar as características próprias do Sistema Interligado Nacional (SIN). Isso porque o Brasil conta com 85,8% de fontes renováveis na sua matriz elétrica, parâmetros exemplares em relação ao resto do mundo, e apresenta índices de emissão inferiores à média global durante a maior parte do ano.

 


LEIA TAMBÉM: AEROPORTO DE CONFINS REDUZ EMISSÃO DE CARBONO E SE DESTACA ENTRE OS TERMINAIS DO PAÍS


 

A certificação considera a quantidade de energia renovável consumida e o fator de emissão do SIN – índice que leva em conta o fator de emissão de cada fonte e tem variação mensal, conforme o mix energético que garantiu o fornecimento daquele período.

“São premissas para que a metodologia seja a mais próxima possível da realidade operativa do Brasil”, destaca João Carlos Mello, presidente da Thymos Energia.

As práticas ESG são uma preocupação crescente tanto no setor privado quanto no público, e estão diretamente relacionadas à obtenção de métricas e índices confiáveis para sua mensuração. Esta foi justamente a demanda identificada pela consultoria.

“O certificado traduz, em termos práticos, a opção pelo consumo de energia renovável, e permite que essa escolha responsável seja reconhecida e valorizada”, conclui Mello.

A certificação está em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua Agenda 2030, em especial os ODS 7 – Energia limpa e acessível e ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.

Sobre a Thymos Energia:

A Thymos Energia é uma das maiores empresas brasileiras de consultoria e gestão de energia. Com a missão de transformar o complexo em simples, a empresa oferece soluções de ponta a ponta da cadeia: geração, transmissão, distribuição, comercialização e consumo, além de orientar investidores que buscam oportunidades nesses segmentos. A energia para o futuro precisa ser projetada, planejada e construída hoje – o trabalho da Thymos é dar o suporte necessário para que as melhores decisões sejam tomadas.

Fonte: R7


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: DESTILAÇÃO SOLAR : APARELHO TORNA ÁGUA DO MAR POTÁVEL USANDO APENAS ENERGIA SOLAR

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: GARIMPO : COMO A CONTAMINAÇÃO POR MERCÚRIO AFETA O MEIO AMBIENTE, A SAÚDE E O TURISMO DO PARÁ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS