NOTÍCIAS

Casal aumenta produção de água nos sistemas Pratagy e Cardoso, que operam em Maceió/AL

Investimentos garantem reforço de 400 mil litros de água por hora para vários bairros e asseguram tranquilidade aos maceioenses neste verão

casal

As intervenções efetuadas pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) nos Sistemas Pratagy e Cardoso – responsáveis pelo abastecimento da maior parte da área atendida pela empresa em Maceió – resultaram em aumento de 400 mil litros de água por hora. A medida garante segurança hídrica aos maceioenses neste verão, mesmo com o aumento do consumo podendo chegar a 25%.

No Sistema Pratagy, que abastece 40% da área atendida pela Casal na capital, o aumento de produção foi de 199 mil litros de água por hora (ou 199m³/h). Isso significa que mais água está sendo retirada do manancial e enviada para a Estação de Tratamento Josué Palmeira (ETA Pratagy), no Benedito Bentes, onde ela é processada antes de ser distribuída à população.

Esse aumento ocorreu a partir de um reforço na área de barramento, manutenção dos conjuntos motobombas e incremento das fiscalizações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) para combater a retirada clandestina de água do rio Pratagy no trecho anterior à captação da Companhia.

As regiões atendidas por esse sistema são: Benedito Bentes, Farol, Jacintinho, Poço, Jaraguá, Jatiúca, Pajuçara, Ponta Verde, Mangabeiras e Cruz das Almas.


LEIA TAMBÉM: CONHEÇA A VIBROPAC: EMPRESA ESPECIALIZADA EM TRATAMENTO DE ÁGUAS, EFLUENTES E MOVIMENTAÇÃO DE FLUIDOS.


Nova captação de água

Já no Sistema Cardoso, que produz água para 15% da área atendida pela Casal na capital, o aumento de produção foi de 202 mil litros por hora (ou 202m³/h). O que contribuiu para isso foi uma nova captação instalada pela empresa com uma nova adutora.

A unidade que capta água fica num manancial da antiga Fábrica Carmem, em Fernão Velho. De lá, o líquido é enviado por meio da nova adutora, de 700 metros de extensão e 300mm de diâmetro, para o aqueduto já existente. Esse aqueduto recebe a água do manancial do Catolé, e agora também do manancial de Fernão Velho, e a conduz até a ETA, situada no bairro Bebedouro, para que seja feito o tratamento.

As áreas beneficiadas com esse reforço na produção pelo Sistema Cardoso são: Bebedouro, Mutange, Bom Parto, Centro, Ponta Grossa, Prado, Levada, Vergel do Lago e toda a Orla Lagunar.

As melhorias nos sistemas Pratagy e Cardoso foram coordenadas pela Vice-Presidência de Gestão Operacional (VGO) e Vice-Presidência de Gestão de Serviços de Engenharia (VGE) da Casal, por meio de seus setores operacionais e de manutenção, como Superintendência de Serviços de Engenharia (Sueng), Superintendência Técnica (Sutec), Gerências de Produção e Desenvolvimento Operacional (Gedop) e de Manutenção Eletromecânica (Gemem), entre novembro de 2019 e janeiro deste ano.

Fonte: Casal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS