NOTÍCIAS

Justiça Federal determina que Caema melhore sistema de tratamento de esgoto

Relatórios ambientais comprovaram que o mau funcionamento das estações de esgoto tem poluído rios e praias da capital.

caema

Análises comprovaram que o sistema não reduzia de forma satisfatória a contaminação bacteriana (Foto: Reprodução/ TV Mirante)

A Justiça Federal determinou que a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) inicie o tratamento dos resíduos seguindo as condições padrões e exigências ambientais de acordo com a regulamentação do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

A decisão atende a uma ação promovida pelo Ministério Público. Desde 2011, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Secretaria Estadual e Municipal de Meio Ambiente realizam relatórios técnicos na estação de tratamento do Jaracaty, a partir desse relatório, declararam que havia lançamento de esgoto em rios por causa de tubulação rompida ou devido a falta de tratamento completo dos resíduos.

Análises laboratoriais comprovaram que o sistema não reduzia de forma satisfatória a contaminação bacteriana e não removia adequadamente nutrientes tóxicos. Portanto, a Justiça Federal determinou que a Caema inicie o monitoramento da qualidade de afluentes da estação e pague indenização por danos que não podem ser recuperados.

caema

Lançamento de esgoto em rios por causa de tubulação rompida ou devido a falta de tratamento completo dos resíduos (Foto: Reprodução/ TV Mirante)

Por meio de nota, a Caema afirma que a eficiência de 80% obedece às condições e padrões para efluentes de tratamento de esgoto sanitário, seguindo a resolução da Conama.

Confira a nota a seguir:

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informa que interpôs, em julho deste ano, o Recurso de Apelação contra a decisão do Juiz da 8ª Vara Federal da Sessão Judiciária do Maranhão, pedindo a reforma da decisão. O recurso, que ainda não foi apreciado pelo Poder Judiciário, comprovou, por meio de vários laudos laboratoriais, que a Estação de Tratamento de Esgoto do Jaracati está atingindo 80% de eficiência de tratamento de seus efluentes. O pedido alega, ainda, que os laudos e as vistorias realizadas no interior do processo datam de 2012, não refletindo a atual realidade do sistema.

A Caema esclarece que a eficiência de 80% obedece às condições e padrões para efluentes de tratamento de esgoto sanitário, conforme estabelecido no art. 21 da Resolução CONAMA 430/11.

Fonte: G1.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS