NOTÍCIAS

Cadeia produtiva de suínos debate acesso a tecnologias de baixa emissão de carbono

O aproveitamento de dejetos suínos para a geração de energia elétrica é mais uma técnica sustentável que reduz a emissão de gases do efeito estufa, preserva a qualidade do solo e pode aumentar a renda do produtor rural. A biodigestão gera energia elétrica ou térmica, na forma de biogás, para abastecer toda a propriedade e, assim, reduzir custos, se tornando uma alternativa de renda mensal para o suinocultor. A tecnologia faz parte do projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Tecnologias do projeto foram analisadas pelo Grupo Técnico da Comissão Nacional de Aves e Suínos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na segunda-feira (27/06), em Brasília. Os participantes debateram os desafios e entraves que os pequenos e médios produtores identificaram para implantar técnicas sustentáveis em suas granjas. A falta de recursos tecnológicos para pequena escala de produção e a base legal que incentive a comercialização da energia elétrica excedente foram destacadas na reunião. “As resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) já evoluíram, porém ainda está aquém das necessidades do setor”, afirmou o assessor técnico da Comissão, Victor Ayres.

Dentre as soluções tecnológicas mais apropriadas para o tratamento de dejetos na suinocultura brasileira, está a biodigestão. O produtor precisa instalar um biodigestor anaeróbico, equipamento que funciona como um reator químico, no qual bactérias digerem a matéria orgânica e produzem o biogás, que é usado como combustível em substituição ao gás natural. De acordo com Victor Ayres, a falta de informações sobre a viabilidade da técnica dificulta o acesso às linhas de crédito do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC). “Preocupado com essa situação, o setor tem discutido formas de auxiliar o produtor a investir em soluções tecnológicas para o tratamento de dejetos, como políticas públicas, e financiamentos”, explicou.

Para o fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Sidney Medeiros, todos os produtores de suínos precisam ter acesso a essa tecnologia, pois mesmo os que produzem energia elétrica em pouca quantidade ainda têm redução de custos. “O biogás gerado pode ser usado na cozinha (granja e residência), no aquecimento dos animais e da água de lavagem das instalações e, ainda, em secadores de grãos ou caldeiras de fábrica de rações”, destacou Sidney.

Em maio, o Ministério da Agricultura lançou uma cartilha para auxiliar o produtor a gerar renda a partir dos resíduos e reduzir os custos de produção, bem como diminuir os efeitos na atmosfera de gases como o metano. Na publicação, o suinocultor pode se informar sobre o uso racional da ração, da água e técnicas de produção de energia e biofertilizantes – como a cama sobreposta – e de separação dos dejetos. A cartilha é resultado da parceria do Mapa, com o IICA, Embrapa Suínos e Aves e Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS).

Fonte: Notícias Agrícolas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS