NOTÍCIAS

Banco Mundial anuncia apoio ao fornecimento de água, saneamento e educação em Timor-Leste

O Banco Mundial aprovou hoje dois novos projetos no valor de 48 milhões de dólares (44 milhões de euros) para melhorias no fornecimento de água, na rede de saneamento e na educação em Timor-Leste.

 

banco-mundial

 

O Banco Mundial sublinhou que os novos projetos, inseridos no Quadro de Parceria com o País 2020-24, vão resultar em melhorias críticas naquelas áreas, de acordo com um comunicado enviado à Lusa.

“O fornecimento de água potável, saneamento e educação de alta qualidade para todos são fundamentais para alcançar a redução da pobreza, promover o capital humano e construir um futuro mais pacífico e próspero para Timor-Leste”, disse o representante do Banco Mundial no país, Macmillan Anyanwu.

“Estes projetos fazem parte de um esforço coordenado do Grupo do Banco Mundial para apoiar a agenda de desenvolvimento do capital humano em Timor-Leste. São compromissos significativos que contribuirão para reduzir a pobreza e promover a prosperidade”, salientou.

O projeto de abastecimento de água e saneamento, no valor de 25 milhões de dólares (23 milhões de euros), beneficiará até 25.000 pessoas em Baucau, segunda maior cidade do país.

Sistema de abastecimento de água

Trata-se de apoiar o Ministério das Obras Públicas timorense “na construção e garantia de uma gestão eficiente e sustentável de um sistema centralizado de abastecimento de água para fornecer água potável tratada com ligações a instalações domésticas, empresas, escolas e serviços comunitários”.

Será ainda construída uma estação de tratamento e sistemas de esgoto de base comunitária e estrutura para recolha e tratamento de águas residuais domésticas.


LEIA TAMBÉM: BRASIL ESTÁ LONGE DE ATINGIR METAS DE SANEAMENTO BÁSICO, APONTA ESTUDO.


O projeto terá um contributo adicional de cinco milhões de dólares (4,61 milhões de euros) do Governo timorense.

Já o projeto para o setor educativo, no valor de 23,55 milhões de dólares (21,7 milhões de euros) ao longo de cinco anos, visa “o fortalecimento e transformação do ensino básico”, com salas de aula novas e atualizadas, instalações escolares e maior qualidade do ensino.

Reabilitação de salas de aula

Implementado pelo Ministério da Educação, Juventude e Desporto, o projeto destinará mais de 60% do financiamento à construção e reabilitação de salas de aula e escolas e “melhorará o planeamento de infraestrutura para garantir que as novas obras cumprem os padrões mínimos“.

Segundo o Banco Mundial, o programa no setor educativo vai beneficiar 150 mil estudantes, professores e responsáveis escolares, com “mudanças transformadoras no ambiente de aprendizagem”, infraestruturas escolares melhoradas, programas eficazes de formação de professores e sistemas de gestão.

No caso da educação, o apoio será dado através de um crédito de 15 milhões de dólares da International Development Association (IDA), do grupo do Banco Mundial e um apoio financeiro de 8,55 milhões da Global Partnership for Education.

Fonte: RTP Notícias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS