NOTÍCIAS

Com atraso de quase 5 anos, Artur Nogueira/SP inaugura estação de tratamento e prevê tratar 100% do esgoto

 

ete

Imagem Ilustrativa

 

A obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sítio Novo, em Artur Nogueira (SP), foi concluída com quase cinco anos de atraso. Na terça-feira (27), a prefeitura informou que a unidade será inaugurada oficialmente na próxima sexta (30) com capacidade de complementar o tratamento de esgoto na cidade o que elevará o percentual para 100%.

A construção começou em outubro de 2014 e tinha previsão de ser finalizada em novembro de 2016, segundo a administração municipal. O Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) explicou que, de 2014 a 2021, a autarquia passou por dificuldades que atrasaram a entrega das obras, “como problemas em liberação de verbas e diversos furtos de equipamentos da ETE”.


LEIA TAMBÉM: AMPLIAÇÃO DA ETE PINHEIRINHO EM VINHEDO/SP VAI QUASE DOBRAR A CAPACIDADE DE TRATAMENTO DE ESGOTO


Capacidade da nova estação

A cidade já contava com a ETE Três Barras, que trata 33% do esgoto da cidade. Com a conclusão da obra, a ETE Sítio Novo ficará responsável pelos 67% restantes. A nova estação tem capacidade para 30m³ de esgoto por hora, atendendo, portanto, a cerca de 40 mil habitantes.

“A área utilizada para o processo de tratamento é compacta e apresenta funcionamento moderno e eficiência compatível com a legislação ambiental”, explicou a administração municipal, que ressaltou que a ETE pode ser ampliada.

A licença para operação, emitida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), ainda não é a definitiva. O documento final é esperado para os próximos dias, mas a prefeitura não divulgou uma data exata até a publicação da reportagem.

Fonte: G1.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CICLO VIRTUOSO DO USO EFICIENTE DA ÁGUA E DA ENERGIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: MUDANÇAS CLIMÁTICAS E O ABASTECIMENTO DE ÁGUA NAS CIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: