Lancet Countdown 2024 alerta que a temperatura média global alcançou 1,45 °C acima dos níveis pré-industriais, ameaçando a meta de 1,5 °C do Acordo de Paris e exacerbando as mudanças climáticas.
Mundo perto de violar meta de 1,5°C do Acordo de Paris, alerta relatório da Lancet Countdown 2024
Apesar da esperança inicial inspirada pelo Acordo de Paris de 2015, o mundo está agora perigosamente perto de violar sua meta de limitar o aquecimento médio plurianual global a 1,5 ° C. A temperatura média anual da superfície atingiu um recorde de 1,45 ° C acima da linha de base pré-industrial em 2023, e novos máximos de temperatura foram registrados ao longo de 2024.
Os extremos climáticos resultantes estão cada vez mais ceifando vidas e meios de subsistência em todo o mundo. A contagem regressiva do Lancet: acompanhando o progresso na saúde e nas mudanças climáticas foi criada no mesmo ano em que o Acordo de Paris entrou em vigor, para monitorar os impactos na saúde e as oportunidades da resposta mundial a este acordo histórico.
Apoiada por meio de financiamento estratégico da Wellcome, a colaboração reúne mais de 300 pesquisadores multidisciplinares e profissionais de saúde de todo o mundo para fazer um balanço anual dos vínculos em evolução entre saúde e mudanças climáticas nos níveis global, regional e nacional. O relatório de 2024 da Lancet Countdown, com base na experiência de 122 pesquisadores líderes de agências da ONU e instituições acadêmicas em todo o mundo, revela as descobertas mais preocupantes até agora nos 8 anos de monitoramento da colaboração.
Fonte: The lancet