NOTÍCIAS

ANA lança estudo inédito sobre indicadores de uso da água para irrigação em todo o Brasil

A Agência Nacional de Águas (ANA) lançou o estudo Coeficientes Técnicos de Uso da Água para a Agricultura Irrigada na quinta-feira, 28 de novembro, em seu estande no 23º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que aconteceu em Foz do Iguaçu (PR) entre os dias 24 e 28 deste mês.

ana-estudo-irrigacao-brasil

O trabalho da ANA disponibiliza valores de referência que poderão ser utilizados no planejamento e na gestão tanto da agricultura irrigada quanto dos recursos hídricos. Esse levantamento da Agência contém indicadores sobre a necessidade hídrica de cada tipo de cultura irrigada, precipitação efetiva, déficit de consumo de água e necessidade de irrigação.

As informações geradas pelo levantamento da ANA também são úteis para estudos sobre mudanças ou variabilidades climáticas e seus impactos na produção agrícola irrigada ou de sequeiro – aquela que não utiliza irrigação e depende das chuvas para se manter. Outra forma de aplicação do novo estudo é tanto em análises de custo-benefício de mitigação às mudanças ou variabilidades climáticas quanto em avaliações de impacto da falta ou do excesso de água sobre o rendimento e os custos de produção agrícola.

Os indicadores podem ser aplicados tanto por gestores públicos quanto por irrigantes na tomada de decisão relacionada ao planejamento e à gestão da agricultura irrigada e da água, já que estes públicos atuam respectivamente na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e da Política Nacional de Irrigação.


LEIA TAMBÉM: ANA CONCLUI MAPEAMENTO DA ÁREA COM USO DE ÁGUA PARA CANA-DE-AÇÚCAR NO BRASIL.


Utilização de dados para os planos de recursos hídricos

A base de dados do estudo poderá ser utilizada, por exemplo, em instrumentos legais de planejamento, como os planos de recursos hídricos, os planos de irrigação e os zoneamentos. Em instrumentos de gestão, os indicadores da ANA podem contribuir para a tomada de decisão quanto à cobrança pelo uso da água e à emissão de outorgas de direito de uso de recursos hídricos pelos órgãos gestores do setor.

Para dar publicidade ao estudo, a ANA disponibiliza os resultados por meio do Painel Dinâmico de Indicadores, que pode ser acessado em http://bit.ly/c03f20192. O serviço permite ao usuário selecionar a cultura irrigada de seu interesse em qualquer um dos 5.570 municípios do Brasil. Assim, é possível simular os coeficientes técnicos mensais de uso da água de acordo com a garantia da precipitação efetiva, sobretudo chuvas, e a eficiência do sistema de irrigação utilizado. Tais indicadores são resultado de 10 milhões de simulações realizadas pela Agência com base em dados climáticos e parâmetros técnicos de referência.

A publicação Coeficientes Técnicos de Uso da Água para a Agricultura Irrigada faz parte do conjunto de estudos que vêm sendo elaborados pela ANA para atualização do Atlas Irrigação: Uso da Água na Agricultura Irrigada, cuja segunda edição está prevista para 2020. A base técnica atualizada e ampliada do Atlas Irrigação deverá ser utilizada na elaboração do novo Plano Nacional de Recursos Hídricos e do Plano Nacional de Irrigação.

Levantamento da Cana-de-Açúcar Irrigada e Fertirrigada no Brasil

Em 21 de novembro, a ANA lançou outro estudo que será utilizado na atualização do Atlas Irrigação: o Levantamento da Cana-de-Açúcar Irrigada e Fertirrigada no Brasil. Segundo o material, a fertirrigação, que é feita exclusivamente com água de reúso (vinhaça e águas residuárias), está presente em 79,5% da área irrigada de cana-de-açúcar no Brasil, o que equivale a 2,9 milhões de hectares ou 29,1% da área total de canaviais do Brasil (11,2 milhões de hectares). Já as áreas que recebem a irrigação, apenas com água ou consorciada com água de reúso, ocupam 749 mil hectares (6,7% dos canaviais brasileiros).

Fonte: ANA.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS