NOTÍCIAS

Alesp aprovou, em 2023, projetos que promovem sustentabilidade e preservação ambiental

Alesp aprovou, em 2023, projetos que promovem sustentabilidade e preservação ambiental

Sustentabilidade e preservação ambiental

Aprovações em Plenário demonstram compromisso do Legislativo Paulista com as emergências climáticas e o aquecimento global

Alesp aprovou, em 2023, projetos que promovem sustentabilidade e preservação ambiental

Dentre os 28 projetos de lei aprovados pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e sancionados pelo Governo em 2023, a sustentabilidade e a preservação ambiental estiveram presentes em três deles.

A aprovação de propostas voltadas para o meio ambiente demonstrou o cuidado do Parlamento em temas como a recuperação de mananciais, o descarte e tratamento adequado de resíduos sólidos e a prevenção a desastres naturais.

“O cenário de emergência climática não tem recebido a devida atenção, especialmente nos aspectos de adaptação climática”, avalia o presidente do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam), Carlos Bocuhy.

Para o ambientalista, a sociedade precisa investir e priorizar a área ambiental. “É preciso que a população, o poder público e o setor produtivo façam a sua parte, ou seja, é preciso fortalecer e implementar políticas públicas”.

Recuperação da Represa Guarapiranga

A Bacia Hidrográfica do Guarapiranga possui área de mais de 630 km² e fica na região Sudoeste da Grande São Paulo, abrangendo os municípios de Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba e São Lourenço da Serra, além das áreas das subprefeituras de Capela do Socorro, M´Boi Mirim e Parelheiros, na Zona Sul da Capital.

Os parlamentares da Alesp aprovaram o Projeto de Lei 17.800/2023, proposto pelo ex-deputado Campos Machado (PSD), que demarca os limites dos mananciais como áreas de proteção e recuperação. A iniciativa traz, além de benefícios ambientais, desenvolvimento social para os moradores locais, que vão contar com nova legislação para a regularização fundiária.

“A recuperação e revegetação do entorno [da bacia] é fundamental para a manutenção da produção de água do reservatório e combate à erosão e o assoreamento, permitindo seu reestabelecimento para uso de abastecimento público e de recreação para a população”, explica Carlos Bocuhy.

Segundo a Sabesp, a represa Guarapiranga é um dos principais mananciais do Estado e suas águas abastecem cerca de 4 milhões de pessoas das regiões Sul e Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo.

Tratamento de resíduos sólidos

O Estado de São Paulo e a capital paulista recebem, todos os anos, grandes eventos musicais, culturais, esportivos e de negócios. É, portanto, um importante destino cultural para milhões de brasileiros. Pensando no grande impacto ambiental que esses eventos acabam gerando, o tema virou pauta na Assembleia Legislativa no último ano.

Os parlamentares paulistas discutiram e aprovaram a proposta de autoria da deputada Marina Helou (Rede) – a Lei 17.806/2023 – que determina a obrigatoriedade do tratamento dos resíduos sólidos gerados em eventos realizados no Estado.

Além de buscar a destinação ambientalmente adequada para estes resíduos, a nova norma também passou a exigir a contratação de cooperativas de reciclagem por parte dos organizadores, promovendo, assim, emprego e renda para a categoria. A iniciativa está alinhada às políticas nacional e estadual de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010 e Lei Estadual 12.300/2006).

“A reciclagem de materiais é fundamental […] faltam medidas estruturais e não estruturais, que vão desde a educação ambiental à logística reversa e economia circular”, complementa o ambientalista Carlos Bocuhy.

Alertas sobre desastres naturais

Consequência direta das mudanças climáticas e do aquecimento do planeta, os desastres naturais, principalmente em épocas de chuvas, foi outro ponto de atenção do Parlamento em 2023.

No início do ano passado, o Brasil assistiu aflito à destruição causada pelas chuvas no Litoral Norte de São Paulo, principalmente no município de São Sebastião. O desastre histórico ligou o alerta da sociedade para os riscos ambientais e se tornou tema de uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Alesp – a CPI dos Deslizamentos em Encostas.

E não foi só isso: buscando reduzir os impactos que estes eventos podem causar, o Parlamento aprovou a Lei 17.758/2023, que torna obrigatória a divulgação de alertas da Defesa Civil Estadual por canais de radiodifusão. A iniciativa, de autoria do deputado Bruno Zambelli (PL), já está em vigor e tem como objetivo agilizar e ampliar os alertas em casos de novos incidentes.

Fonte: Alesp


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: BRASIL TERÁ BAIXA PRODUÇÃO DE ENERGIA PARA H2V, DIZ ESTUDO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA A GERAÇÃO DE COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS