NOTÍCIAS

Absorção e adsorção: O que são e quais as diferenças?

Existem algumas substâncias que agem como adsorventes, ou seja, elas fixam em sua superfície outras substâncias que produzem gosto, odor e matéria orgânica dissolvida. Algumas substâncias adsorventes são: turfa, cinza, areia, carvão vegetal, casca de extração do tanino, flocos de hidróxido férrico, permutadores iônicos granulados (esse pode ser usado na remoção de detergentes não biodegradáveis), carvão ativado entre outros.

Absorção x Adsorção

A grande diferença entre os dois processos é que na absorção a substância absorvida é embebida pela substância absorvente, o maior exemplo disso é uma esponja, que absorve a água. Já na adsorção, a substância fica apenas retida na superfície adsorvente, sem ser incorporada ao volume da outra.

O carvão ativado e sua função adsorvente

O carvão ativado é uma substância adsorvente muito conhecida, ele é comumente utilizado em filtros de barro.

Esse material exerce uma função adsorvente muito forte por possuir uma elevada área superficial porosa, com a grande vantagem de se regenerar, ou seja, é possível reativar seu poder de adsorção. Além de o carvão ativado remover as substâncias já citadas anteriormente, também remove cor, fenóis, nutrientes, sólidos em suspensão, matéria orgânica não biodegradável entre outros.

O processo de remoção de gosto e odor são utilizados principalmente no tratamento de água potável. No tratamento de águas industriais ele é empregado para remover cloro residual antes do processo de desionização, para não prejudicar as resinas de troca iônica.

Na remoção da matéria orgânica dissolvida em água, além do processo de adsorção, há também assimilação através de microrganismos, em que o carvão serve apenas como suporte para desenvolvimento e adaptação e contribui para regenerar o carvão.  No caso dos tratamentos físico-químicos por coagulação-floculação, em que a eficiência de remoção do substrato não atinge valores satisfatórios como nos sistemas biológicos, é possível ter um tratamento completo, combinando o uso de carvão ativado.

O mesmo procedimento pode ser utilizado para efluente tratado em sistemas biológicos, quando o objetivo é obter um clarificado de melhor qualidade.

Fonte: Nova Opersan

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS