NOTÍCIAS

Despoluição da Lagoa da Pampulha apresenta resultados positivos, diz PBH

O balanço mostrou que no primeiro trimestre de trabalho todos os cinco parâmetros que vêm sendo analisados alcançaram as metas estabelecidas para o período, como adiantou o Estado de Minas em agosto

57

“A recuperação da lagoa favorece o turismo de Belo Horizonte e melhora a economia local, o lazer e a autoestima da nossa população”. Com essas palavras, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) comemorou os resultados obtidos desde março na Lagoa da Pampulha. Os dados, divulgados na tarde desta quinta-feira, mostram que o espelho d’água já apresenta melhoras em seu aspecto visual. O balanço apontou que no primeiro trimestre de trabalho todos os cinco parâmetros que vêm sendo analisados pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) alcançaram as metas estabelecidas para o período, como adiantou o Estado de Minas na edição de 15 de agosto.

Os resultados apresentados são da terceira campanha de amostragem realizada na lagoa em junho deste ano. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a performance obtida nas duas primeiras análises foi ampliada. “Mantivemos os bons indicadores alcançados na segunda amostragem e, agora, avançamos mais. Conseguimos uma redução de 67,6% do índice de fósforo total e de 41,4% de cianobactérias, resultado superior, em ambos os casos, aos 30% previstos para esta etapa dos trabalhos”, informou, em nota, o gerente de Gestão de Águas Urbanas da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Ricardo Aroeira.

O tratamento de choque ao custo de R$ 30 milhões realizado na Pampulha já trouxe resultados positivos antes mesmo da previsão inicial. Segundo a PBH, três dos cinco parâmetros considerados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para o enquadramento da água na classe 3 foram atingidos já na segunda campanha de amostragem, em maio. São eles: DBO (indicador de presença de matéria orgânica), coliformes termotolerantes (indicador de presença de microrganismos patogênicos) e clorofila-A. “As metas parciais de resultado estabelecidas em contrato foram superadas e o próprio aspecto da lagoa comprova isso. Esse resultado reforça o momento positivo do Conjunto Moderno da Pampulha, que se tornou Patrimônio Cultural da Humanidade”, disse o prefeito Marcio Lacerda.

Em agosto, o Estado de Minas mostrou que o resultado do trabalho de despoluição, no entanto, é desigual ao longo da orla. Há pontos em que os produtos usados ainda não mostram tanto efeito e o mau cheiro é forte, além de o aspecto esverdeado da água demonstrar a presença de algas que se desenvolvem a partir de matéria orgânica oriunda do esgoto que cai na lagoa.

Fonte: http://www.em.com.br/

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS