NOTÍCIAS

Tecnologias avançadas de reúso de água

O volume de águas residuais cresce continuamente devido ao aumento do consumo doméstico e industrial de água. O alto custo do transporte hidroviário, assim como as novas questões ambientais, tornam o tema do reúso e da reciclagem de águas residuais cada vez mais importante.

A Veolia apresenta tecnologia para reúso de água

 

 

veolia

Imagem ilustrativa

Reutilização de águas residuais: uma questão vital

As águas residuais são, paradoxalmente, o único recurso hídrico com o qual se pode confiar continuamente. As populações domésticas, assim como os processos de transformação industrial, consomem grandes quantidades de recursos hídricos diariamente e produzem grandes quantidades de águas residuais.

Estas águas residuais estão poluídas por compostos orgânicos, bactérias e outros elementos nocivos e, no entanto, constituem agora um recurso totalmente recuperável graças ao progresso das técnicas de reciclagem. A Veolia Water Technologies desenvolveu uma ampla gama de soluções inovadoras para melhorar o impacto ambiental do consumo de água.

O reúso da água também é, e acima de tudo, uma questão importante para todos os setores e todas as regiões que desejam otimizar seu consumo e seus custos.

O reúso da água oferece vantagens significativas em termos de quantidade de água retirada do ambiente natural e em termos de custos convencionais de abastecimento de água.

A reutilização é, portanto, uma arma comprovada no combate à escassez de água. Fornece uma fonte de água constante e confiável nos locais onde tais fontes são necessárias e permite priorizar a alocação de recursos de água doce para atender às necessidades de água potável.

Estações de tratamento de águas residuais localizadas em áreas costeiras

O reúso de águas residuais tratadas por tais instalações deve ser especialmente incentivada. A descarga de águas residuais no ambiente marinho, no qual a concentração de sal é muito alta, tornaria a água permanentemente inutilizável para qualquer uso subsequente que requeira água doce.


LEIA TAMBÉM: A VEOLIA WATER TECHNOLOGIES OFERECE UMA LINHA COMPLETA DE EQUIPAMENTOS PADRÃO PROPRIETÁRIOS QUE ATENDEM A UMA AMPLA VARIEDADE DE APLICAÇÕES


Pedidos de reaproveitamento de água

Os regulamentos relacionados ao reúso de água são rígidos e variam de um país para outro. Os aplicativos podem incluir:

● Refrigeração de instalações;
● Água para caldeiras;
● Água para processamento industrial;
● Irrigação agrícola;
● Rega de espaços verdes e campos de golfe;
● Armazenamento e reutilização de águas subterrâneas e barreiras de intrusão de sal em municípios costeiros; e
● Fontes públicas e limpeza de ruas.

Alcançando a reutilização de água

Não existe uma tecnologia específica para permitir o reúso da água: o reúso da água geralmente ocorre pela combinação de vários processos ou tecnologias dependendo dos casos, como tratamento biológico ou físico-químico, clarificação, gravidade e / ou filtração por membrana, evaporação e desinfecção.

Com base em seu portfólio completo de processos, tecnologias e instalações padrão, a Veolia Water Technologies constrói linhas de reuso de água que são feitas sob medida para atender aos objetivos de cada cliente e cumprir os regulamentos de aplicação.

A Veolia Water Technologies dispõe de diversas tecnologias para obter um eficiente reúso de água:

MBR, MBBR, Actiflo Turbo, Actiflo Softening, Opascep, Hydrotech, Filtraflo, Sirion, OPUS, Hydrex, M5 Berkefeld, Ultrafiltração, nanofiltração, osmose reversa, Evaled.

Conheça em detalhes essa tecnologias em https://www.veoliawatertechnologies.com/latam/pt

Contate nossos especialistas para mais informações: watertech.marcom.latam@veolia.com

Sobre a Veolia

O grupo Veolia é a referência mundial em gestão otimizada dos recursos. Presente nos cinco continentes com quase 179000 assalariados, o Grupo concebe e implementa soluções para a gestão da água, dos resíduos e da energia, que fomentam o desenvolvimento sustentável das cidades e das indústrias. Com suas três atividades complementares, Veolia contribui ao desenvolvimento do acesso aos recursos, à preservação e renovação dos recursos disponíveis.

Em 2019, o grupo Veolia trouxe água potável para 98 milhões de habitantes e saneamento para 67 milhões, produziu cerca de 45 milhões de megawatt/hora e valorizou 50 milhões de toneladas de resíduos. Veolia Environnement (Paris Euronext : VIE) realizou em 2019 um faturamento consolidado de 27,189 bilhões de euros. www.veolia.com


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PARADA GERAL DA VERACEL VAI GERAR 2.600 EMPREGOS TEMPORÁRIOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: O QUE É NOROVÍRUS?