NOTÍCIAS

O que é Norovírus?

Entre o Coronavírus, o norovírus emergiu na parte sul da Índia, ‘Kerala’. De acordo com o jornal The Times da Índia, quase 13 casos de norovírus foram relatados na semana passada e 15 pessoas estão apresentando sintomas.

O Norovírus é uma doença contagiosa que pode se espalhar a partir de superfícies e alimentos contaminados

Norovirus

Imagem ilustrativa

O que é Norovírus?

O norovírus é uma doença contagiosa que pode se espalhar a partir de superfícies e alimentos contaminados, causando doenças gastrointestinais. A contaminação é rápida porque a pessoa infectada com o norovírus pode espalhar partículas do vírus por toda parte.

De acordo com o relatório do TOI (sigla para The Times of India – jornal indiano), o norovírus pode infectar qualquer pessoa e, muitas vezes, como existem muitos tipos de norovírus, um indivíduo se recupera de um tipo de vírus, mas pode ser infectado por outro de uma próxima vez.

Sintomas de Norovírus

Uma pessoa contaminada, geralmente, apresenta sintomas 12 a 48 melhoras entre 1 a 3 dias após o tratamento.

Os sintomas são, diarreia, vômito, dor de estômago e outros problemas gastrointestinais, especialmente em crianças.

Outros sintomas da infecção podem incluir febre, dores de cabeça e dores no corpo.

Os relatórios dizem que o norovírus pode afetar todas as faixas etárias, mas pode levar a sintomas intensos em crianças, idosos e pessoas com outras comorbidades.

Se alguém perto de você mostrar esses sintomas, por favor, entre em contato com os médicos sem demora para obter um tratamento melhor.


LEIA TAMBÉM: PARA EVITAR ESCALA DE INFECÇÃO VIRAL, COMUSA AUMENTA NÍVEL DE CLORO NO TRATAMENTO DA ÁGUA EM NOVO HAMBURGO/RS


Como prevenir

O mundo inteiro teve pouco alívio com os dias desafiadores e incertos do coronavírus, então não vamos dar as boas-vindas a nenhum outro problema e ter certeza de levar a sério as seguintes sugestões:
• Mantenha a higiene adequada ao seu redor e cuide de sua limpeza.
• Certifique-se de lavar e higienizar as mãos antes das refeições.
• Descanse e fique em casa se tiver algum dos sintomas.
• Evite entrar em contato com outras pessoas se estiver doente.
• Não consumir água em bicas ou outras fontes de água bruta

Tratamento da água

O novo vírus não resiste ao tratamento com cloro, por isso, as empresas de abastecimento de água no Rio Grande do Sul, onde o vírus já foi detectado, estão aumentando o índice de cloro aplicado nas estações de tratamento de água, visando eliminar qualquer vestígio do norovírus, que por ventura, possa permanecer após o processo de tratamento.

Em Novo Hamburgo/RS a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, aumentou a dosagem de cloro no início de outubro, passando de 1,5 mg/l para 1,7 mg/l.

De acordo com a Portaria GM/MS nº 888/2021 do Ministerio da Saúde

“é obrigatória a manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/L de cloro residual livre ou 2 mg/L de cloro residual combinado ou de 0,2 mg/L de dióxido de cloro em toda a extensão do sistema de distribuição (reservatório e rede) e nos pontos de consumo”, tendo como valor máximo permitido 5 mg/L.

Referência: City Spidey e Correio do Povo
Adaptado para Portal Tratamento de Água
Traduzido por Jaqueline Morinelli


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: FIBRA DE CARBONO FILTRA ESGOTO PARA PRODUZIR COMBUSTÍVEL À BASE DE HIDROGÊNIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PRIMEIRA USINA DE ETANOL DA REGIÃO PODE AJUDAR A BARATEAR COMBUSTÍVEIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: