NOTÍCIAS

Tecnologia permite que pisos e revestimentos transformam poluição do ar em adubo

1

Você já imaginou ter uma rua ou um prédio construídos com materiais capazes de transformar poluentes atmosféricos em adubo? Isso pode soar estranho, mas é, sim, possível. Trata-se de uma tecnologia fotocatalítica, que, ao ser aplicada em pisos e revestimentos, tem poder para transformar os óxidos e dióxidos de nitrogênio (NOx) lançados no ar a partir da combustão, isto é, transformar este poluente em adubo.

A poluição atmosférica é um problema silencioso, mas que pode gerar consequências gravíssimas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os poluentes presentes no ar ocasionam a morte de 8 milhões de pessoas ao ano, em todo o mundo. Um ranking feito pela OMS colocou São Paulo na 6ª posição entre as cidades com os piores índices de poluição do ar, sendo que 92% dos poluentes são provenientes dos automóveis, que emitem NOx durante a combustão. O cenário não é muito diferente em outras metrópoles nacionais e internacionais, como Pequim (China), Las Vegas (EUA) e Rio de Janeiro.

Como este problema vem crescendo exponencialmente, empresas do mundo todo estão se conscientizando e criando novas tecnologias que ajudam a reduzir a poluição, assim tentando minimizar os seus efeitos no planeta. Os materiais fotocalíticos estão entre essas soluções práticas, eficientes e ideais para as grandes cidades que sofrem com o ar poluído.

No Brasil este sistema ganhou o nome de DENOX e trata-se de uma tecnologia produzida com exclusividade pela Castelatto. A empresa, especializada em pisos e revestimentos de concreto arquitetônico, consegue aplicar a técnica em seus produtos para que os NOx sejam transformados em um agente sustentável, sem alterar a estética do produto, unindo a funcionalidade com a beleza da arquitetura.

Como funciona

O funcionamento do sistema é simples e invisível aos olhos, mas com uma boa dose de estudos e análises químicas por trás. A reação acontece dentro de condições climáticas comuns. Com a incidência dos raios ultravioletas e a umidade do ar, o dióxido de titânio permite a ação fotocatalisadora, transformando os NOx em nitrato.

O piso composto com o material fotocatalítico não influencia a aparência do produto final, que permanece igual ao concreto tradicional. A diferença está mesmo em sua função. Enquanto pavimentações comuns cooperam para a emissão de ainda mais gases tóxicos, o DENOX é capaz de reduzir a poluição local em até 40%. Além disso, o material proporciona outros benefícios, tais como propriedades bactericidas e a degradação de manchas de origem orgânicas.

Esta grande influência positiva na qualidade do ar faz com que este sistema seja ideal para os mais diversos tipos de áreas públicas e privadas com grande concentração de pessoas e, consequentemente, de poluição. O Aeroporto de Malpensa, na Itália, e o Hospital Manuel Gea Gonzales, no México, são alguns dos exemplos de espaços construídos com materiais fotocatalíticos para controle de poluição. No Brasil, já existe a primeira obra pública fotocatalítica feita na pavimentação da área central de São Paulo, na rua 7 de abril. (imagem abaixo)

2

O projeto, realizado pelo Estado de São Paulo, teve como meta a valorização do local, acessibilidade universal, valorização do patrimônio público, melhora na qualidade do ar e a utilização de pisos resistentes que são preservados ao longo dos anos. Este projeto contou com a aplicação da linha URBE, lançada neste ano pela marca e feita com a tecnologia DENOX, criada especialmente para reduzir a poluição atmosférica em áreas públicas e corporativas.

O motivo para ser sustentável

A construção civil é um dos setores que mais geram impactos ambientais em todo o mundo. Diante desta realidade, optar pela sustentabilidade já se tornou uma questão de necessidade. Isso significa que na hora de construir ou reformar, é preciso se atentar às metodologias e materiais aplicados em cada etapa do processo.

Pensando nisso, vale a pena conferir os produtos sustentáveis desenvolvidos pela Castelatto que são produzidos com a preocupação de garantir a eficiência ambiental em um projeto de residências, escritórios e até obras públicas. A empresa oferece opções de alta tecnologia em pisos e revestimentos para os mais diversos usos e aplicações.

Fonte: Ciclo Vivo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS