Segurança Hídrica em Bagé
Reservatório de Arvorezinha vai garantir segurança hídrica ao município gaúcho, que sofre com escassez de água
Brasília (DF) – O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) vai repassar mais R$ 19,1 milhões para dar continuidade às obras da Barragem de Arvorezinha, na cidade de Bagé, no Rio Grande do Sul.
Os trabalhos estão sendo executados pelo Exército Brasileiro, sob a gerência do 1º Batalhão Ferroviário de Lages, em Santa Catarina.
Até o momento, R$ 31,5 milhões em recursos federais já foram investidos no empreendimento.
Segundo o diretor do Departamento de Obras Hídricas e Apoio a Estudos sobre Segurança Hídrica do MDR, Francisco Igor Nunes, o município de Bagé está localizado em uma região ciclicamente afetada por severos períodos de estiagem, o que amplia a importância da construção da barragem.
“A insuficiência das reservas hídricas faz com que a população seja frequentemente submetida a períodos de falta de água e racionamento. Esse reservatório será importante para que Bagé e outras localidades da região enfrentem esses períodos de seca sem grandes consequências”, afirma Nunes.
A conclusão da Barragem de Arvorezinha tem como objetivo garantir o abastecimento urbano, beneficiando aproximadamente 120 mil pessoas no município gaúcho, minimizando os efeitos da seca e da falta de água. O incremento na capacidade do reservatório de água bruta será de aproximadamente 18 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 18 bilhões de litros.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ÁGUA DE REÚSO NO CEARÁ: COGERH E CAGECE FIRMAM PARCERIA PARA OFERTAR PARA USINA DE HIDROGÊNIO VERDE NO CEARÁ
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ANA – AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS E SANEAMENTO BÁSICO LANÇA PRIMEIRO EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE PATROCÍNIOS