NOTÍCIAS

Sanepar vai ampliar estações de tratamento de água e esgoto

governo-pr-sanepar-protocolo-toledo

A Sanepar, responsável pelo abastecimento de água e coleta de esgoto em Campo Mourão/PR, anunciou novos investimentos para o município

 

ete

Imagem Ilustrativa

 

Segundo a chefe regional, Araceli Pendiuk, os investimentos para os próximos anos passam de R$ 80 milhões.

‘‘São obras de bastante impacto e com alto custo, com o intuito de atender cada vez melhor os consumidores”, explica.

Segundo ela, nos próximos dias será licitada a ampliação das duas estações de tratamento de esgoto do município. Isso fará com que a capacidade, que atualmente é de tratar 60 litros por segundo, passe para 90 litros em cada uma das estações.

“Hoje 90 por cento da cidade está coberta pela rede coletora. Com as obras concluídas no próximo ano esse índice vai chegar a 95 por cento”, afirma.


LEIA TAMBÉM: EM PARCERIA COM TECPAR, LABORATÓRIOS DA SANEPAR SÃO RECONHECIDOS PELA QUALIDADE


Ampliação da coleta de água

Nos próximos dois meses, segundo Araceli, também será encaminhado o processo de licitação para duplicar a capacidade da estação de coleta de água, desde a captação do Rio do Campo até o sistema de tratamento. A capacidade de tratamento da estação passará de 190 litros por segundo, em média, para 350 litros. Além do Rio do Campo, mais cinco poços artesianos são utilizados na captação de água que abastece Campo Mourão.

“Esses investimentos mostram a preocupação da Sanepar em fornecer água de qualidade, bem como o cuidado com o meio ambiente, para devolver cada vez um produto ainda melhor para a natureza”, enfatiza. Ela afirma que mesmo com a crise hídrica causada pela estiagem, o Rio do Campo vem mantendo uma vazão suficiente para abastecer a cidade. “Isso se deve ao trabalho de preservação das nascentes ao longo do tempo. Agora a cidade colhe os resultados”, observa.

Ela informa ainda que a Sanepar não tem feito cortes no abastecimento da água por falta de pagamento neste período de pandemia, já que a água é considerada essencial para limpeza e higienização.

“A Sanepar fez um plano especial de créditos e parcelamento para os consumidores em dificuldades”, explicou.

Fonte: Tribuna do Interior.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: TJ-RJ DETERMINA QUE A CEDAE COLOQUE EM PRÁTICA UM PLANO PARA FORNECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL DURANTE A PANDEMIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: SAAE POMPEIA/SP ADOTA MEDIDAS PARA GARANTIR QUALIDADE EM SERVIÇO DE ÁGUA E ESGOTO À POPULAÇÃO