Notícias

Sabesp investe R$ 30,2 milhões na temporada de verão no Litoral Norte

A Sabesp realizou uma série de ações e investimentos ao longo de 2020 para garantir maior segurança hídrica na alta temporada do final do ano, visando atender a uma população fixa de 318,6 mil habitantes e flutuante que pode chegar, em momentos de pico, a 1 milhão de pessoas no Litoral Norte de São Paulo.

recursos hidricos

Melhorias também foram adotadas para o pleno funcionamento da infraestrutura de esgoto da região. Vale destacar que se somam a esses esforços da Sabesp os hábitos conscientes de uso da água por parte da população, evitando desperdícios.

Com base na experiência da última temporada, a Sabesp identificou necessidades operacionais e executou ações como desassoreamento das captações de água, lavagem de reservatórios, melhorias e instalação de novas redes de distribuição de água, ampliação de reservação, setorização de abastecimento por bairros e investimentos específicos para Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, com a finalidade de garantir a distribuição de água em toda a região. Além disso, as estruturas dos municípios serão reforçadas com ampla escala de funcionários das áreas operacionais de forma a atender prontamente as solicitações da população.

Para a Temporada 2021, a Companhia realizou a manutenção preventiva de 33 cabines de energia e transformadores, garantindo operação mais segura dos sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto. Assim como em 2020, 45 funcionários temporários, incluindo agentes e técnicos de saneamento ambiental, reforçarão o trabalho até o final do verão.


LEIA TAMBÉM: Prefeitura de São Bernardo/SP e Sabesp avançam em programa de melhorias de infraestrutura


A Sabesp também adquiriu equipamentos para otimização dos processos, tanto da produção e distribuição de água como da coleta e tratamento de esgotos. Com relação à frota, a Sabesp do Litoral Norte contará com 7 caminhões-tanque, 10 caminhões combinados para limpeza e desobstrução de redes coletoras, além de bicicletas elétricas para facilidade de deslocamento dos funcionários nos municípios onde o fluxo de veículos fica bastante prejudicado, como São Sebastião (5 bicicletas), Ilhabela (3) e Ubatuba (4).

Para combater perdas de água, ao longo de 2020 a Companhia substituiu cerca de 1.800 ramais de abastecimento de água e 15.000 hidrômetros, melhorando com isso a eficiência no atendimento aos clientes. Para o bom funcionamento das redes de esgoto, foram executados serviços de lavagem preventiva de 64 km de tubulações nos municípios do Litoral Norte.

Foram adquiridos 5 geradores de energia elétrica e locados outros 15, aumentando assim a segurança operacional das instalações. Equipes de manutenção também formarão polos descentralizados de emergência. É importante ressaltar que nesses polos serão disponibilizados também equipamentos para atender a população com maior agilidade, todos com plantão 24 horas e atendimento prioritário a postos de saúde, hospitais, delegacias e bases da Polícia Militar nas quatro cidades.

Uma novidade para esta temporada é que estão sendo formados, com apoio dos municípios do Litoral Norte, Comitês de Contingência para atuação emergencial com a participação da Sabesp, departamentos de trânsito municipais, Defesa Civil, secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Turismo, Polícia Militar, entre outros órgãos públicos.

Caraguatatuba

Em Caraguatatuba, as ETAs Porto Novo, Guaxinduba, Massaguaçu e Tabatinga receberam novos equipamentos, substituições de peças e melhorias.

A região do Porto Novo foi beneficiada com anéis de reforço que vão contribuir para um melhor abastecimento para a região Sul do município. A empresa também instalou novos conjuntos para maior eficiência no bombeamento de água (motobombas) na captação de água para o sistema de abastecimento Porto Novo.

A Sabesp executou ainda o remanejamento e ampliação da adutora de água tratada Canta Galo e fez o o desassoreamento da captação Rio Claro, responsável pelo abastecimento de Caraguatatuba e regiões norte e central de São Sebastião.

Ilhabela

O sistema Água Branca, responsável por regiões como a Barra Velha, Centro e Pacuíba, no norte do município, deve ganhar um reforço no abastecimento. Sua produção será ampliada de 100 para 150 litros por segundo com a instalação da ETA Compacta, uma moderna tecnologia de sistema de ultrafiltração já em licitação pela Companhia para esta temporada de verão.

Outras melhorias realizadas no arquipélago foram adequações nos sistemas de bombeamento de água (boosters) Portinho, Manoel Gomes (Itaguassu) e Reservatório Tesouro da Colina; readequação da adutora que encaminha água tratada para a estação elevatória de mesmo nome; além do prolongamento da rede de água para a região alta deste bairro.

A Sabesp executou obras para adução de água bruta do Córrego Tocas e ainda serviços de remanejamento e ampliação da adutora de água tratada Água Branca e prolongamento de Rede de Água (400 m) na Rua Ana Leite Julião. Por último, com base na temporada de 2020, a Companhia realizou substituição de equipamentos e ainda adequações e melhorias que oferecerão maior confiabilidade no abastecimento do município ao longo do verão.

São Sebastião

Em São Sebastião a Sabesp está ampliando a reservação do Sistema Guaecá/Barequeçaba, na Costa Sul, de 450 mil para 600 mil litros, e executou 3,2 km de redes com setorização para melhor distribuição de água.

Reformas, readequações e instalação de equipamentos modernos contemplaram as ETAs São Francisco e Boiçucanga e as 6 captações dos sistemas de produção de água, que passaram por serviços de limpeza e desassoreamento a fim de garantir produção e distribuição de água com qualidade para toda a população.

Ubatuba

Em Ubatuba a Sabesp construiu anéis de reforço para o abastecimento de água em benefício das comunidades do Taquaral, Sumidouro, Angelim, Marafunda e Jardim Alice, executou serviços de desassoreamento nas captações Itamambuca, Maranduba, Praia Vermelha Sul e Rio Grande e instalou novos conjuntos de bombeamento (motobombas) na ETA Carolina, cujo sistema é responsável pelo abastecimento de 84% do município. A ETA Itamambuca ganhou um decantador cuja finalidade é contribuir para a melhoria da qualidade da água produzida e distribuída.

Outras melhorias realizadas foram adequações nos boosters (bombas) de Praia Vermelha, Toninhas, que contribuirão diretamente para a melhoria da vazão e pressão da água distribuída.

Fonte: Tamoios News.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Sistemas de água e esgoto contarão com mais de R$ 100 milhões em 2021


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *