NOTÍCIAS

Projeto de revitalização de bacias hidrográficas pode beneficiar 250 municípios

Programa é totalmente financiado pela iniciativa privada e conta com a parceria de doze das maiores empresas do Brasil

revitalizacao

Imagem ilustrativa

Em um país que tem 12% da água total do planeta, ela não chega para muitos. Porém, mudar isso é o objetivo de um programa que visa ampliar a quantidade e a qualidade da água disponível para consumo e para o setor produtivo.

A iniciativa “Águas Brasileiras”, do Governo Federal, selecionou 26 projetos voltados a conservar e recuperar importantes bacias hidrográficas do país.

São ações de curto, médio e longo prazo, que vão desde o plantio de 100 milhões de árvores em dois anos, até a conclusão de empreendimentos de saneamento, reuso de água e técnicas sustentáveis que devem beneficiar mais de 250 municípios em 10 estados.

Dos projetos aprovados, 16 focam na bacia do Rio São Francisco, com a recuperação de nascentes e o reflorestamento da Mata Atlântica da região, que tem função essencial no fluxo dos mananciais.

“A Mata Atlântica exerce a função de mantenedora e reguladora do ciclo hidrológico. No período de chuva, a floresta segura a terra fértil, faz com que a água infiltre nos aquíferos e depois no período de seca, aflore na forma de nascentes, mantendo a perenidade dos rios, reservatórios e mananciais entre as variações de clima”, afirmou a diretora da Fundação SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro.


LEIA TAMBÉM: INCÊNDIOS FLORESTAIS DESENCADEIAM IMPACTOS EM CASCATA NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS


Um dos projetos em andamento acontece no município de Sento Sé, no interior da Bahia, onde ondo o foco é preservar seis nascentes por meio do plantio de cerca de 6 mil mudas espalhadas por elas.

O programa é totalmente financiado pela iniciativa privada e conta com a parceria de doze das maiores empresas do Brasil. O objetivo é que o projeto seja ampliado para todo o país.

Cerca de 45% das famílias brasileiras sofrem com a escassez de água, falta de estrutura e de saneamento básico adequado. Dos 507 municípios que compõem a bacia do São Francisco, apenas um tem 100% de esgoto tratado.

Além dos benefícios para o meio ambiente e da possibilidade para novos negócios, a recuperação das bacias hidrográficas pode dar acesso à água limpa a milhares de brasileiros.

“Isso significa saúde, porque uma pessoa que não tem acesso à água tratada ou à coleta de esgoto está fadada a ficar a vida inteira doente, com verminoses e doenças gastrointestinais. Isso debilita a saúde e diminui a produção, então, ela sempre estará nessa situação de marginalização”, afirmou Antônio Carlos Zuffo, especialista em recursos hídricos da Unicamp.

Fonte: CNN.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS