Notícias

Rede de jovens líderes da água no Brasil gerando impacto com soluções para os problemas hídricos no país

Publicado em 07/09/2020 às 08:00:48

O WIL Brasil está em sua quarta edição com um programa que traz a diversidade para convergir no trabalho colaborativo apresentando ferramentas que levem a criação de projetos ou ações para solucionar problemas relacionados à água no Brasil

 

wilb

 

  • Laboratório de Inovação da Água continua em Setembro com Webinar, Live e Encontro Virtual para avançar soluções para os desafios hídricos no país  com inscrições abertas até terça-feira dia 08 de setembro
  • Além de atividades com foco na transferência de conhecimento, o programa desafia os participantes à inovação colaborativa. Ao final, alguns projetos serão selecionados para receberem apoio de recurso semente num total de R$30,000.00 no ano
  • O programa WIL já impactou mais de 900 jovens participantes de 18-35 anos ao redor do mundo, sendo mais de 250 deles no Brasil.
  • 5 projetos já receberam recurso semente nos primeiros encontros de 2020

Focando nas premissas do ODS 6 e 14, desenvolvendo metodologias que ampliem a visão de lideranças jovens em seus projetos pessoais e profissionais que impactam a sociedade no campo da água e saneamento.

Neste momento global é importante refletir com diversos olhares sobre novas estruturas e culturas relacionadas à água, por isso o WIL Brasil segue com seu programa contínuo iniciado em abril, de forma a agregar uma nova roupagem para desafios nacionais e globais relacionados à água. Durante o segundo semestre, acontecerão mais dois encontros: um em setembro e outro em novembro – dando fluxo ao ciclo de atuação nas inovações já guiadas pelo programa em suas últimas edições. Pensando nisso, no histórico de jovens líderes que passaram pelo programa e na urgência de se criar uma nova cultura pela água, o WIL Brasil 2020 segue com os próximos temas:

  • Água, Inovação e Desenvolvimento Humano: webinar 08 de setembro e encontro dias 28, 29 de setembro e 2 de outubro
  • Água, Inovação e o Oceano: webinar 12 de novembro e encontro dias 27 e 28 de novembro

Atuação do WIL Brasil

Estes temas refletem o histórico de atuação do WIL Brasil, a realidade e experiências dos jovens líderes que passaram pelo programa e, sobretudo, a intenção da Waterlution em trabalhar temas transversais na criação de uma nova cultura pela água no país, que vem enfrentando  a crise climática e uma gama de eventos que impactam a forma que as populações vivem com as águas. Além disso, o programa global tem três prioridades transversais priorizadas em todos os aspectos de operação:

  • Gênero
  • Conhecimento Tradicional (Conhecimento Ecológico Tradicional TEK e Soluções Baseadas na Natureza NBS)
  • Integração com participantes de outras edições no processo de compartilhamento de conhecimento e facilitação.

Para participar do próximo encontro é necessário se candidatar através de um formulário de inscrição que está disponível no site do WIL Brasil até dia 8 de setembro https://waterlution.org/brasil/. O time do WIL Brasil 2020 selecionará os jovens que participarão dos encontros e os convidarão via e-mail. A inscrição para um encontro não garante a seleção para os demais e a intenção é criar um grupo diverso e multidisciplinar que pensará, coletivamente, novos caminhos para o setor das águas no Brasil através de iniciativas de inovação.

Com esses encontros, esperamos assegurar uma leitura melhor dos desafios da água no Brasil que possui proporções continentais, mas, acima de tudo, pretende-se conectar ainda mais jovens líderes e, consequentemente, mais ideias e soluções para esses desafios.

Tema de Setembro:  Água, Inovação e Desenvolvimento Humano

A nova cultura pela água precisa repensar nosso modelo de desenvolvimento global. Pensar em como integramos áreas de desenvolvimento humano através de projetos inovadores que repensem o modelo tradicional de desenvolvimento levando em consideração a preservação dos recursos naturais. Este terceiro encontro vai focar em um cenário onde o progresso considera a evolução da nossa compreensão sobre a água, nos reaproximando a esse elemento através da inovação e da solução de problemas complexos.


LEIA TAMBÉM: ÁGUA DE AR-CONDICIONADO PODE SER REUTILIZADA, CONCLUI PESQUISA DA UFPB


No Webinar contaremos com três mentores – Guilherme Checco, Coordenador de Pesquisas do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) coordena a frente de trabalho sobre segurança hídrica, tratando de proteção de mananciais, acesso à água e esgotamento sanitário e instrumentos financeiros; Maria Cecília Wey de Brito, consultora do Instituto EKOS Brasil, Membro do Painel Independente Técnico Científico do Rio Doce – IUCN, Mestre em Ciências Ambientais, consultora de biodiversidade e paisagens naturais e Renato Noguera, Professor Associado do Departamento de Educação e Sociedade (DES), do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGeduc), do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro), coordenador do o Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (Afrosin).  Eles vão compartilhar sua experiência no tema “Água, Inovação e Desenvolvimento Humano”, fazendo uma reflexão da multidisciplinaridade desta questão.

Para o encontro virtual estamos preparando uma experiência de visitas de campo virtuais para conhecer projetos de inovação no setor da água que assegure o desenvolvimento pensando em soluções baseadas na natureza e no bem viver. O processo segue pelos três dias de encontro num caminho de desenvolvimento de ideias para projetos que poderão receber financiamento semente, sessões com muitos mentores especialistas e trabalho em grupo para repensar complexidade e inovação. Desde o início do ano o programa já implantou 5 recursos sementes para projetos desenvolvidos nos encontros.

Primeira edição do WIL Brasil

Parceiros desde a primeira edição do WIL Brasil em 2017, o programa em 2020 continua com o apoio da BRK Ambiental e Europa Purificadores juntos com o C.E.S.A.R, o nosso parceiro de inovação desde 2019.   O programa WIL já impactou mais de 900 jovens participantes ao redor do mundo, sendo mais do que 250  deles só no Brasil.

“Estamos em tempos que exigem muita adaptabilidade, criatividade e ação coletiva.  Fico muito inspirada pelos jovens líderes de água que já passaram pelo WIL aqui no Brasil, todos mostram essas habilidades e compromisso. Capacitar mais jovens em 2020 e somando-os à rede dos ‘WILers’ para fortalecer o potencial de colaboração entre eles, olhando juntos os desafios da água do país é a nossa prioridade.”  Dawn Fleming, Brasil Lead Waterlution

O programa de 2020 continua depois de dois encontros virtuais já realizados com mais de 60 jovens participantes e  mais de 30 mentores convidados. Os encontros ajudaram a repensar 10 projetos de inovação em água e saneamento, todas as informações para as atividades realizadas até então estão disponíveis em um relatório recém lançado no website brasileiro da waterlution.

Para Saber  mais do programa de 2020, o programa contínuo do WIL Brasil, acesse este link: https://tinyurl.com/y672x4ef

Serviço

Laboratório de Inovação da Água
Quando: encontros virtuais temáticos ao longo de 2020 (fechado para participantes) com webinars (abertos para público cadastrastrado) em setembro e novembro, Inscrições abertas:  https://tinyurl.com/y669bvuj

Mais informações no site https://waterlution.org/brasil/ 

Sobre a Waterlution e o Water Innovation Lab

A Waterlution é uma organização canadense sem fins lucrativos com 15 anos de experiência, facilitando o diálogo com diferentes atores no âmbito das água e capacitando jovens líderes no setor de recursos hídricos. Isso se torna evidente em nossos workshops canadenses e internacionais, eventos de hub e Laboratórios de Inovação da Água. Os métodos de treinamento e facilitação do Waterlution já envolveram mais de 7000+ participantes com as habilidades transformadoras necessárias para se tornarem líderes no futuro da água.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: A TECNIPAR AMBIENTAL ESTÁ CONTRATANDO ENGENHEIROS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CANTAREIRA ESTÁ EM NÍVEL DE ATENÇÃO


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *